Fábio Jr Lazzari/ CMSP
O vereador Juscelino Gadelha organizou nesta segunda-feira, na Câmara Municipal de São Paulo (CMSP), o seminário Ruídos e Saúde Pública para discutir ações que podem ser adotadas para amenizar as consequências do barulho para a população. “A cidade é muito barulhenta e precisamos pensar em medidas para amenizar o problema”, afirmou o vereador.
Gadelha é autor do projeto de lei 853/2007,em tramitação na Câmara, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de barreiras de proteção acústica ao longo das rodovias que cortam o perímetro urbano.
O evento reuniu cerca de 100 pessoas, entre convidados, representantes de entidades e interessados, e foi dividido em duas partes. A primeira mesa discutiu o tema “O ruído das rodovias paulistas na capital e a saúde do entorno” e contou com os palestrantes Marcos Lúcio Barreto, do Ministério Público Estadual; Marcelo de Mello Aquilino, do Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade dos Edifícios do CETAC-IPT/USP; Ana Cláudia Fiorini, da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC de São Paulo; Paulo Rodrigues, da comunidade Perus Unidos pela Qualidade de Vida; e Maria Cristina Poli, do setor de ar, ruído e vibrações da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).
Já na segunda mesa, o tema em discussão foi “Experiências e casos de sucesso”, e participaram o vereador Paulo Frange, presidente da Comissão de Política Urbana Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara; Marco Juliani, da Ieme Brasil Engenharia Consultiva; Schaia Akkerman, da Akkerman Projetos Acústicos; Milton Mota, diretor de Divisão de Licenciamento Ambiental; e o vereador Chico Macena, membro da Comissão de Política Urbana da Câmara Municipal de São Paulo.
(30/05/2011 20h30)