A Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) recebe nesta sexta-feira um seminário sobre atualização da legislação de trânsito, voltado a instrutores e educadores da área. O evento, organizado pelo vereador Abou Anni (PV), está em sua segunda edição.
Segundo Anni, um dos caminhos para reduzir os acidentes e os mortos no trânsito é fornecer as devidas orientações aos profissionais que atuam na formação de condutores, e o seminário desta sexta-feira foi organizado com esse objetivo.
A edição deste ano do evento trata do tema Pedestre, Ciclista e Motorista, e as mesas de debate programadas para o decorrer do dia abordarão os aspectos gerais da legislação brasileira de trânsito.
Em sua palestra, o sargento da Polícia Militar Ricardo dos Santos Figueira, que atuou durante nove anos na área de formação de condutores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), reforçou a importância de os motoristas se conscientizarem quanto ao respeito pelos pedestres, mas destacou que também cabe aos pedestres ter responsabilidade no momento de atravessar ruas e avenidas movimentadas.
“A prioridade de passagem é sempre do pedestre, mas essa palavra ‘prioridade’ deve ser interpretada com responsabilidade. Nos locais onde existe semáforo, o pedestre deve respeitar a sinalização e aguardar a sua vez de atravessar. Se está vermelho, aguarde. Esqueça a história de sinalizar com a mão e sair andando”, alertou.
Segundo dados da Prefeitura de São Paulo, no ano passado aconteceram 7.007 atropelamentos na cidade, com a morte de 630 pessoas. Isso corresponde a 46,4% das 1.357 mortes em decorrência de acidentes de trânsito na capital.
(18/11/2011 – 12h15)