Em homenagem aos profissionais da educação, foi lançada na Câmara Municipal a série de eventos intitulada Outubro da Educação. Iniciativa do vereador Celso Giannazi (PSOL), a programação inclui palestras, debates, exposições e rodas de conversas em defesa das escola pública. A abertura do evento contou com a presença de Nita Freire, viúva do educador Paulo Freire.
O vereador Celso Giannazi vê outubro como um mês de luta em defesa da educação pública. “Nós estamos colocando em discussão o EJA, que é a Educação de Jovens e Adultos, o Conselho de Inclusão Escolar, inclusão na rede municipal de São Paulo. Além disso, o quadro de apoio dos servidores da prefeitura de São Paulo, o Conselho Mirim, o Conselho de Educação Infantil e alguns debates, como educação contra a barbárie. E com o lançamento do Outubro da Educação, nós trouxemos e homenageamos Nita Freire.”
Nita Freire é viúva do educador Paulo Freire e fez questão de participar do evento. Além disso, ela apadrinhou o projeto de luta pela educação. “Eu já tenho bastante idade e não me lembro do Brasil ter passado por nada parecido com o que está acontecendo. Nós estamos sendo sacrificados. As crianças estão sendo sacrificadas. Isso porque os donos do poder de Brasília consideram a educação, talvez, uma coisa supérflua”, avaliou Nita.
Quem também esteve presente no evento, na Câmara Municipal, foi o escritor Edson Gabriel.
Para o escritor “a importância se dá no momento em que o país atravessa períodos de ataques sucessivos à educação pública, principalmente. Acredito que aproveitar o momento da comemoração do Dia dos Professores, portanto, é para se fazer uma reflexão sobre o que é e o que estamos vivendo a respeito da educação pública no país”, disse Edson.
Assista à reportagem completa da TV CÂMARA SP:
KAMILA MARINHO
DA TV CÂMARA SP