O Serviço de Atendimento Especial (ATENDE) da São Paulo Transporte (SPTrans) recebeu a Salva de Prata da Câmara Municipal em homenagem aos seus 20 anos de funcionamento. A sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (9/5) foi uma iniciativa do vereador Senival Moura (PT), que também homenageou os principais agentes do serviço.
O ATENDE foi criado em 1996, é oferecido pela Prefeitura, gerenciado pela SPTrans e operado pelas empresas de transporte coletivo de São Paulo. É uma modalidade de transporte porta a porta gratuito destinado exclusivamente às pessoas com deficiência física e mobilidade altamente reduzida, autismo ou surdocegueira.
“É um serviço considerado de excelência e reconhecido como um dos melhores do mundo. Essa homenagem de hoje é para representar a satisfação do usuário, das famílias que dependem todos os dias desse sistema de transporte”, ressaltou o vereador Senival Moura, autor do projeto que criou o serviço.
“Para nós é uma honra. Quando o Atende é homenageado pela Câmara significa o reconhecimento de todo trabalho que é feito. O serviço de transporte está entre os melhores da cidade e, mais do que isso, é um trabalho que mudou a vida das pessoas com deficiência. Nesses últimos anos implantamos algumas inovações, como os táxis acessíveis, que agora fazem parte do Atende, a ampliação do atendimento, e queremos mais. Estamos trabalhando para que o serviço seja cada vez mais importante para o público que precisa do transporte”, afirmou superintendente de Serviços Especiais da SPTrans, Altair Neri Bezerra.
Foram homenageados também o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, por sua participação e contribuição nas políticas públicas, o coletivo Solidariedança, representando as instituições do segmento, a primeira gestora do Serviço ATENDE, Marly Proença, a representante das empresas que executam o transporte, Ângela da Silva Agoston, o representante dos funcionários do ATENDE, José Carlos Biagione e o representante dos usuários do serviço, Jonatas de Oliveira Silva.
“É muito gratificante, pois este sempre foi um sonho, poder trabalhar com as pessoas especiais, e acabou dando certo. Hoje eu faço o que gosto e para mim é um privilégio receber esta homenagem em nome de todos”, agradeceu Luciano de Oliveira, homenageado que representou os motoristas do serviço.
A solenidade foi prestigiada também pela Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, o diretor de Operações da SPTrans, Almir Chiarato Dias, e o gerente do Serviço ATENDE da SPTrans, Edvaldo Correa de Mello.
Quem consegue usar o serviço recebe sem duvidas um bom atendimento.
Mas entendo que o atendimento deveria ser menos burocrático, mais abrangente e maleável, além de conseguir atender um numero maior de usuários. O deficiente com este serviço sonha em trabalhar, estudar e horas de lazer.