pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Sessão celebra centenário do Santos e homenageia Neymar

7 de maio de 2012 - 22:04

Categorias

Rodrigo Camargo
neymar_abre

O centenário do Santos foi comemorado nesta segunda-feira (7) pela Câmara Municipal, que homenageou o clube com a Salva de Prata e concedeu o Título de Cidadão Paulistano ao atacante Neymar. As homenagens são de iniciativa do vereador Celso Jatene (PTB), que é conselheiro vitalício do Santos e ex-presidente da torcida organizada.

Ao receber o título, o jogador fez um breve discurso, abafado pelos gritos da torcida que lotava a sede da Torcida Jovem, na zona Leste de São Paulo, onde foi realizado o evento.

“Eu estou muito feliz mesmo de receber esse título, porque São Paulo faz parte da minha história. Foi onde eu estreei, fiz meu primeiro gol, ganhei meu primeiro título, onde ganhei a Libertadores, onde nasceu meu filho. São Paulo faz parte da minha história, afirmou o craque.

Com apenas 20 anos, Neymar já é o maior artilheiro do clube após a era Pelé, com 104 gols marcados mesma quantidade dos ídolos João Paulo e Serginho Chulapa. A marca foi atingida no último domingo, quando o jogador balançou as redes duas vezes na vitória por 3 a 0 sobre o Guarani, primeiro jogo da final do Campeonato Paulista.

O jogador iniciou sua trajetória nas categorias de base do Santos em 2003, aos 11 anos, e estreou como profissional em 2009. No ano seguinte, o técnico Dorival Júnior resolveu dar espaço no time titular às jovens promessas do clube.

Foi a oportunidade que o atacante precisava para deslanchar: as boas atuações ajudaram o time a conquistar o título estadual de 2010 e alçaram Neymar ao estrelato no final daquele ano, ele faria sua estreia pelo time principal da Seleção Brasileira.

Mas não foi apenas por seu desempenho dentro de campo que o craque recebeu a homenagem, como lembrou Celso Jatene. “Não é só porque ele é nosso ídolo [que está recebendo o título]. É porque, como ídolo, ele tem consciência social. Porque ele ajuda o GRAAC, as crianças com câncer, e tantas outras organizações beneficentes, declarou o parlamentar.

CENTENÁRIO
Durante o evento, a Salva de Prata foi entregue ao presidente do Santos, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, que em seu agradecimento disse que a boa fase da equipe vai engrossar ainda mais as fileiras dos torcedores do clube.

Essa cerimônia oficial da Câmara Municipal de São Paulo não se faz no território histórico do Palácio Anchieta. Ela é feita aqui, no território sagrado da sede da Jovem. Isso é um tributo à paixão que vocês dedicam ao nosso Santos. Cada pedaço dessa Salva de Prata é um pedaço do amor de cada um de vocês pelo clube, disse o dirigente;

Neste ano, a equipe comemora o centenário de sua fundação, ocorrida em 14 de abril de 1912. O clube possui uma das trajetórias mais vitoriosas do futebol brasileiro, com oito títulos nacionais (cinco Taças Brasil, um Torneio Roberto Gomes Pedrosa e dois Campeonatos Brasileiros), três Libertadores da América e dois títulos mundiais.

O time celebra a data em um momento no qual apresenta um bom futebol e obtém resultados significativos: é o atual campeão sul-americano e bicampeão estadual, podendo obter o tri no próximo domingo, mesmo perdendo por dois gols de diferença no segundo jogo contra o Guarani. E o clube ainda pode conquistar o bi da Libertadores nesse primeiro semestre, tornando-se o maior vencedor nacional da competição.

Jatene, brincando, disse esperar que a sessão solene desta segunda dê tanta sorte ao time como a que celebrou os 90 anos do time, em 2002. Na época daquela sessão solene o Santos tinha acabado de sair do Rio-São Paulo, depois de empatar com o Bangu. Logo depois apareceram uns meninos, um tal de Diego, um tal de Robinho, e naquele ano mesmo eles foram campeões brasileiros, lembrou o vereador.

(07/05/2012 22h02)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar