RenattodSousa
A Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) realizou na noite desta segunda-feira (13) uma sessão solene em comemoração ao Dia Municipal da Conscientização da Cardiopatia Congênita, celebrado no dia 12 de junho. A inciativa foi do vereador Eliseu Gabriel (PSB), que buscou alertar sobre os malefícios provocados pela doença, bem como a necessidade dos médicos fazerem o diagnóstico precoce, já que a doença pode estar presente desde o nascimento da criança, mesmo que seja detectada somente anos mais tarde.
Estamos aqui para pressionar o poder público para que inclua na lista de exames obrigatórios do pré-natal a ecocardiografia fetal, para que, caso a doença se manifeste, seja tratada no tempo certo, garantindo a saúde da criança. Irei apresentar um Projeto de Lei buscando garantir isso. Ele já está em fase final de redação e deve começar a tramitar na Casa em breve, disse Gabriel.
O encontro, realizado em conjunto com a Associação de Assistência à Criança Cardiopata Pequenos Corações quis alertar a sociedade para os problemas ocasionados pelo desenvolvimento anormal do coração antes do nascimento. Durante o evento, 15 cardiologistas pediátricas e cirurgiãs cardiovasculares da cidade de São Paulo foram homenageadas.
No dia 12, teve início a campanha de esclarecimento sobre a cardiopatia congênita na internet, por meio das redes sociais Orkut, Facebook e Twitter. Segundo dados do 38° Congresso Brasileiro de Cardiologia, 23 mil crianças nasçam com esse problema no Brasil todos os anos.
Desse total, ao menos 80% necessitarão passar por cirurgia, mas somente 10 mil a receberão. A principal causa disso é a falta de diagnósticos sobre a doença na rede pública.
(13/06/2011 21h12)