pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Sessão desta quarta marca encerramento do prazo para apresentação de emendas à LDO, e presta homenagem a ex-vereador

Por: MARCO CALEJO
HOME OFFICE

22 de junho de 2023 - 18:37
Yuri Salvador | REDE CÂMARA SP

Após as sessões de arguição e aprovação da indicação de Ricardo Torres para conselheiro do TCM-SP (Tribunal de Contas do Município de São Paulo), a Câmara Municipal de São Paulo realizou uma nova Sessão Plenária. Iniciada às 15h, e presidida pelo 1º vice-presidente da Casa – o vereador Xexéu Tripoli (PDSB) – a abertura dos trabalhos marcou o encerramento do prazo para que os parlamentares apresentem emendas ao PL (Projeto de Lei) 192/2023, que propõe a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2024.

“Lembro aos senhores vereadores que o prazo para a entrega de emendas à LDO se encerra hoje, às 22h”, disse Xexéu. A proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias – que prevê Orçamento de R$ 107,3 bilhões para o ano que vem – foi aprovada em primeiro turno na última terça-feira (20/6). A previsão é de que ela retorne ao Plenário para a fase final de discussão na próxima semana.

Depois de fazer os comunicados e convocar as próximas sessões, Xexéu Tripoli passou a presidência do Plenário para o vereador Alessandro Guedes (PT). A pedido da bancada do Partido dos Trabalhadores, a sessão prestou homenagens ao ex-vereador José Laurindo de Oliveira (PT), que morreu aos 70 anos de idade no último domingo (18/6).

Advogado, o cearense José Laurindo foi vereador da Câmara Municipal de São Paulo na legislatura de 2001 a 2004. Na época, acumulou a função de Corregedor do Legislativo paulistano. Além de parlamentar, Laurindo foi subprefeito de Pirituba e Perus, e assessor do TCM-SP (Tribunal de Contas do Município de São Paulo).

Guedes lembrou que no período em que Laurindo atuou na Câmara, a cidade era governada pela ex-prefeita Marta Suplicy – atualmente secretária municipal de Relações Internacionais. “Laurindo foi um dos líderes aqui desta Câmara para aprovar grandes projetos de intervenção nesta cidade e com mudanças profundas na vida da população”.

O vereador Arselino Tatto (PT) se solidarizou com a família e os amigos do José Laurindo. “Ele foi um ótimo vereador e um grande incentivador das lutas da população”. O vereador Jair Tatto (PT) também prestou homenagens. “Um companheiro extremamente equilibrado, companheiro que fazia o debate, a luta pela moradia”.

Para o vereador Manoel Del Rio (PT), Laurindo “contribuiu muito com os movimentos de moradia da cidade de São Paulo. É uma homenagem justa”. O vereador Hélio Rodrigues (PT) reforçou as falas anteriores, dizendo que a habitação social foi uma das principais causas defendidas pelo ex-parlamentar. “Sempre atuou com dedicação, foi um importante advogado destes movimentos”.

Da tribuna, o vereador João Ananias (PT) falou que o “PT perde um companheiro de luta”. Já a vereadora Luna Zarattini (PT) afirmou que “a gente carrega no nosso partido, grandes inspirações. E o Laurindo é uma das grandes inspirações”.

Alessandro Guedes explicou que o líder da bancada petista na Casa, vereador Senival Moura (PT), teve um compromisso e precisou se ausentar. No entanto, deixou registrado o sentimento de condolências.

Quem também subiu à tribuna para homenagear José Laurindo foi o vereador Gilson Barreto (PSDB). Ele lembrou que os dois atuaram juntos na Câmara, entre 2001 e 2014. “Era um homem e vereador ponderado, sempre prezando acima de tudo pela família. Defendia de corpo e alma a questão dos movimentos populares da cidade de São Paulo”.

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para segunda-feira (26/6), às 11h30. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

Assista à Sessão Plenária das 15h desta quinta-feira.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar