pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Sessão desta quinta deve votar requerimentos para a abertura de CPI

Por: MARCO CALEJO
HOME OFFICE

17 de fevereiro de 2021 - 17:27
CPIAfonso Braga | REDE CÂMARA

Vereadores participaram da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São Paulo na tarde desta quarta-feira (17/2). Além dos discursos e comunicados de liderança, o presidente da Casa, vereador Milton Leite (DEM), orientou os parlamentares para os trabalhos da Sessão Plenária de amanhã. De acordo com o presidente do Legislativo paulistano, vereador Milton Leite (DEM), na Sessão Ordinária desta quinta-feira (18/2) serão votados os requerimentos de preferência para a abertura de CPI (Comissões Parlamentares de Inquérito) da Câmara Municipal de São Paulo.

“Para conhecimento, são a CPI contra a violência das parlamentares, proposta pelo PSOL, a CPI contra a violência dos animais, proposta pelo vereador Felipe Becari (PSD), e a CPI dos contratos de aplicativos, proposta pelo vereador Adilson Amadeu (DEM)”, disse Milton, que logo após a fala passou a presidência da sessão para a vice-presidente da Câmara, vereadora Rute Costa (PSDB).

Vacina contra a Covid-19

O vereador Eliseu Gabriel (PSB) utilizou o tempo de discurso para fazer a leitura de um artigo do físico Rogério Cézar de Cerqueira Leite, que trata das vacinas contra o coronavírus e da matéria prima que produz os imunizantes. O parlamentar aproveitou ainda para dizer que o Brasil precisa ter autonomia na produção de insumos. “Não nós podemos ficar na mão desses insumos que vêm de fora. E se tiver outra pandemia, o que nós vamos fazer?”.

A vereadora Erika Hilton (PSOL) também falou sobre as vacinas. Ela cobrou urgência no plano de vacinação da capital paulista e demonstrou preocupação com a gravidade sanitária que vive o país. “É muito triste a realidade das famílias, é muito triste a realidade dos mais pobres, é muito triste a realidade dos professores, dos pais, dos alunos e das comunidades do Brasil e da cidade de São Paulo”.

Outro parlamentar que abordou o tema da pandemia no discurso foi o vereador Gilson Barreto (PSDB). Para ele, a cidade precisa fazer um planejamento no período pós Covid-19, já que a doença pode trazer sequelas nas pessoas que tiveram contato com vírus. Por fim, Barreto também falou das vacinas. “Esperamos que o nosso presidente tome juízo e vá atrás de vacina para atender (a população). Hoje, nós só temos praticamente a vacina do Butantan. Se (o governo do Estado de SP) não tivesse feito o investimento, ainda não teríamos começado a vacinar”.

Mercado de trabalho para mulheres

Da tribuna do Plenário 1º de Maio, o líder do governo na Câmara, vereador Fabio Riva (PSDB), divulgou o Programa Operação Trabalho Volta às Aulas.

A iniciativa da Prefeitura de SP prevê a inserção de aproximadamente 4,6 mil mulheres de 18 a 50 anos no mercado de trabalho. As selecionadas, mães de alunos ou moradoras da comunidade onde estão localizadas as escolas, irão reforçar a aplicação dos protocolos sanitários no combate ao coronavírus nas escolas municipais das 13 DREs (Delegacias Regionais de Ensino).

O contrato de trabalho terá duração entre fevereiro e julho. A remuneração mensal é de R$ 1.155,00 e a carga hora de trabalho será de 30 horas semanais (seis horas por dia). As inscrições podem ser feitas nas escolas da região onde moram as candidatas até as 17h desta quinta-feira (18/2).

“A pauta das mulheres é com louvor. E aí, a sensibilidade do prefeito e do Executivo municipal em proporcionar esse programa, que visa o reforço na aplicação dos protocolos sanitários por conta da volta às aulas. É uma parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo”, disse Riva.

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para esta quinta-feira (18/2), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

Assista aqui à íntegra dos discursos da Sessão Ordinária desta quarta-feira.

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar