Também na sessão de hoje, a cantora Rita Lee recebeu homenagem
Na Sessão Plenária desta terça-feira (9/5), os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo puderam se manifestar sobre assuntos de própria escolha. Os parlamentares que utilizaram a tribuna tiveram de cinco a quinze minutos de fala.
A sessão foi conduzida pelo 1° vice-presidente da Casa, vereador Xexéu Tripoli (PSDB) – que hoje esteve à frente do Parlamento paulistano, já que o presidente da Câmara, o vereador Milton Leite (UNIÃO), está como prefeito em exercício nesta terça-feira.
Rita Lee
Ao abrir os trabalhos do Plenário, Xexéu Tripoli prestou uma homenagem à cantora Rita Lee, que morreu na segunda-feira (8/5) aos 75 anos. A artista fazia um tratamento para curar um câncer no pulmão diagnosticado em 2021.
“Uma pessoa extraordinária que impactou a minha vida e a de milhões de pessoas. Por isso, não tem jeito, vamos ter que pedir um minuto de silêncio para te agradecer por tudo e dizer que você vai continuar, sim, fazendo um monte de gente feliz”, disse Xexéu.
Centro de SP
O centro da capital paulista foi o tema do discurso de dois vereadores. Especificamente, o vereador Senival Moura (PT) falou da região da Cracolândia. Ele cobrou a criação de políticas públicas para garantir a segurança dos moradores locais e a inclusão social aos usuários de drogas.
“Que atenda para valer e de fato às pessoas em situação de vulnerabilidade social. São pessoas que não têm estrutura, aquele povo que perdeu o estímulo, que às vezes perdeu a vontade de viver por questões familiares, desemprego ou por uma série de fatores”, disse Senival, que também pediu segurança para quem mora na região. “O povo que mora lá no entorno, nas ruas que circundam ali, em determinado horário não pode sair de casa”.
Já o vereador Eli Corrêa (UNIÃO) relembrou quando chegou em São Paulo, em 1972, para comparar como era o centro da cidade na época e como está a região atualmente. “Me coloco à disposição do prefeito para que juntos possamos fazer alguma coisa para trazer de volta aquele centro de trabalho, de moradores, de empresas e de comércio. Que (o centro) possa dar a nós o orgulho que sempre sentimos, e não a tristeza pela qual qualquer um que passar pelo centro vai sentir”.
Educação
O vereador Celso Giannazi (PSOL) voltou a pedir a abertura de novas salas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) na cidade de São Paulo. De acordo com o parlamentar, é fundamental garantir o acesso à educação. “É um direito Constitucional o acesso à educação a estes jovens e adultos”, destacou Giannazi. “Várias DREs (Diretoria Regionais de Ensino) estão impossibilitando, estão dificultando a abertura das salas”.
Rodízio de veículos
O vereador Coronel Salles (PSD) disse que protocolou na Câmara nesta tarde o PL (Projeto de Lei) 234/2023. A matéria prevê a exclusão de profissionais da área de segurança pública do sistema de rodízio municipal de veículos. Segundo o parlamentar, a proposta vale para policiais civis e militares, além de bombeiros e integrantes da GCM (Guarda Civil Metropolitana).
“A sociedade vai ganhar com a possibilidade de nós termos policiais, bombeiros e guardas civis quando chamados para as emergências, a exemplo dos médicos”, afirmou Coronel Salles. “É a oportunidade de ajudarmos a polícia da nossa cidade”.
Próxima sessão
A próxima Sessão Plenária está convocada para esta quarta-feira (10/5), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).
Assista à Sessão Plenária de hoje.