Na Sessão Plenária desta terça-feira (12/3), os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo debateram sobre diferentes assuntos relacionados à capital paulista. Cada parlamentar que aproveitou o tempo de fala pôde discursar por até cinco minutos. O trabalho de hoje foi coordenado pelo vereador João Jorge (PSDB) – 1º vice-presidente da Casa.
Segurança pública
Nesta tarde, a segurança pública entrou na pauta do Plenário. O vereador Bombeiro Major Palumbo (PP) destacou a ação dos policiais civis e militares, da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e do Corpo de Bombeiros na Atividade Delegada.
A operação permite que os agentes trabalhem na segurança pública da cidade de São Paulo nos dias de folga da escala de trabalho. “Sabe quantos policiais têm por dia a mais aqui, só no centro da cidade? 2.300 guardas e policiais ajudando na segurança”.
Palumbo também destacou a ação dos bombeiros, que será incrementada a partir de 2 de abril. “24 novas ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) vão estar integradas pelos integrantes do Corpo de Bombeiros. Vão estar juntas com mais dois caminhões de corte de árvore – fazendo cerca de 100 vagas por dia – para que possamos atuar principalmente nas periferias para diminuir o tempo-resposta”.
O vereador Manoel Del Rio (PT) também subiu à tribuna para falar sobre segurança. Ele ressaltou a importância do trabalho da GCM para a capital paulista e afirmou que é necessário aumentar o efetivo da corporação.
“Precisa dobrar o efetivo da Guarda Civil Metropolitana, porque faz um trabalho importante nesta cidade de proteção do município”, disse Del Rio. “Também, que mude a doutrina, que aplique a doutrina da inteligência para saber onde vai intervir, onde está o problema, para que não morram policial nem inocentes”.
Ainda em relação ao tema, a vereadora Sandra Santana (PSDB) contribuiu com o debate. A parlamentar observou que ao longo dos últimos três anos, foram incorporados na GCM “mil homens e no próximo sábado (16/3) nós teremos a formatura de mais 500. Ou seja, a Guarda Civil de São Paulo, nos últimos três anos, teve 1.500 homens e mulheres a mais para nos ajudar a cuidar do patrimônio público municipal e dos servidores”.
Dengue
O aumento dos casos de dengue na cidade foi outro assunto tratado por parlamentares. A vereadora Rute Costa (PSDB) cobrou o governo federal para que encaminhe vacinas ao município. “Na semana passada, nós tivemos crianças aqui em São Paulo que morreram por dengue. Sabe por quê? Por falta de vacina”.
Já o vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL) disse que encaminhou um ofício às secretarias municipais da Saúde e de Educação para que distribuam repelentes apropriados para a população a fim de combater o mosquito transmissor da doença – o Aedes aegypti. “Estamos com mais de 150 mil casos (notificados) aqui na cidade de São Paulo, com oito mortes só neste ano”.
Privatização da Sabesp
Dois vereadores falaram sobre a privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Para o vereador Senival Moura (PT), “certamente a privatização da Sabesp trará prejuízo muito grande para toda a população de São Paulo”. O outro vereador que tratou do assunto foi o João Ananias (PT). “A privatização da Sabesp vai afetar os mais pobres, aquelas pessoas que usam a taxa social”.
No momento, está em andamento na Câmara Municipal de São Paulo a Comissão Especial de Estudos Relativos ao Processo de Privatização da Sabesp. O objetivo é analisar os impactos dos serviços de abastecimento de água e de tratamento de esgoto na capital com a concessão da Companhia à iniciativa privada.
Educação
Outro assunto discutido na sessão foi a educação. A vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL) falou da instalação de duas unidades do Instituto Federal na cidade: uma em Cidade Tiradentes, na zona leste, e a outra no Jardim Ângela, zona sul.
Especificamente sobre o Instituto Federal em Cidade Tiradentes, Elaine disse que é uma luta antiga da comunidade. “É muito importante para o território, porque estamos falando de educação de qualidade para a família dos trabalhadores e trabalhadoras”.
Mudanças de partido
Na sessão desta terça-feira, dois parlamentares oficializaram a mudança de partido. A vereadora Jussara Basso (PSB) anunciou a saída do PSOL e a filiação no PSB. Já o vereador Dr. Adriano Santos (PT) comunicou que deixou o PSB e foi para o PT.
Próxima sessão
A próxima Sessão Plenária está convocada para esta quarta-feira (13/3), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).
Assista à Sessão Plenária de hoje.