A Sessão Plenária desta terça-feira (8/10) abriu espaço para os vereadores reeleitos agradecerem os votos recebidos nas eleições do último domingo (6/10). Dos atuais 55 parlamentares da Câmara Municipal de São Paulo, 35 retornam à Casa para a próxima legislatura (2025 – 2028). Com a nova composição, o Legislativo paulistano registrou renovação de 36%.
Na abertura da sessão, o presidente da Câmara, vereador Milton Leite (UNIÃO), que não se candidatou à reeleição, parabenizou os parlamentares reconduzidos ao pleito e lamentou a ausência dos 20 vereadores que não conseguiram votos suficientes para legislar nos próximos quatro anos.
“Quero cumprimentar os 55 parlamentares escolhidos pela população. Dentre eles, com orgulho, 20 mulheres que irão compor a Câmara Municipal de São Paulo nos próximos quatro anos a partir de 1° de janeiro de 2025”, disse Milton Leite. “Com muito orgulho, essa Casa irá receber 20 novos vereadores”.
O primeiro a subir à tribuna do Plenário 1° de Maio foi o vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS). O parlamentar agradeceu aos “42.229 votos pela confiança no nosso trabalho. Isso me permite continuar representando todos por mais quatro anos”.
Também reeleito, o vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO) afirmou que esta terça-feira “é um dia especial” e destacou os 31.566 votos recebidos nas urnas. De acordo com o parlamentar, essa foi uma das eleições mais difíceis dos últimos anos. “Estou indo para o meu sexto mandato. Nas últimas cinco eleições, não vi nada parecido como foi essa aqui”.
O vereador Senival Moura (PT), que também segue para o sexto mandato, foi outro parlamentar a agradecer a confiança dos eleitores. “Quero parabenizar os 52 vereadores que disputaram a reeleição (Milton Leite (UNIÃO), Atílio Francisco (REPUBLICANOS) e Xexéu Tripoli (UNIÃO) não se candidataram), especialmente reeleitos. Foi um grupo grande que voltou à Câmara: 35 vereadores”.
Reeleita para o segundo mandato, a vereadora Sandra Santana (MDB) celebrou o resultado obtido nas eleições deste ano. “Nós conseguimos dobrar a votação que conseguimos em 2020, e isso só temos que agradecer. Agradecer também a todos que estiveram juntos conosco nessa caminhada”.
Da tribuna, o vereador Celso Giannazi PSOL) cumprimentou todos que concorreram ao pleito – eleitos e não eleitos. “Gostaria de agradecer aqui, também, os votos e o apoio que nós tivemos de 57.789 pessoas da cidade de São Paulo que acreditaram no nosso mandato na Câmara Municipal”.
Seguindo para o terceiro mandato, o vereador João Jorge (MDB) disse que é “uma honra estar aqui nesta Câmara ao lado de colegas tão queridos. Muito obrigado aos colegas e ao povo de São Paulo”.
Com 62.275 votos, o vereador Isac Félix (PL) foi reconduzido à Casa por mais quatro anos de mandato. O parlamentar aproveitou o espaço para cumprimentar “todos os candidatos da cidade de São Paulo que disputaram a eleição com muita coragem e afinco, demonstrando um exemplo de democracia”.
Líder do governo na Câmara, o vereador Fabio Riva (MDB) enalteceu os movimentos de moradia – uma das bandeiras do parlamentar. “O resultado dessa eleição mostrou que o trabalho sempre vence. O trabalho sincero, com muita responsabilidade, a nossa missão com a habitação. Quero agradecer os 44.627 votos que as pessoas nos confiaram nas urnas no último domingo”.
O vereador Rubinho Nunes (UNIÃO), reeleito para o segundo mandato, também fez um breve agradecimento. “Agradeço a Deus e aos mais de 100 mil paulistanos que confiaram a mim mais um mandato”.
Já o vereador Dr. Nunes Peixeiro (MDB), mesmo não tendo sido reeleito, agradeceu os votos recebidos e desejou boa sorte aos parlamentares na próxima legislatura. “Quero, também, aqui nesta oportunidade parabenizar e cumprimentar cada um que conseguiu o número de votos suficientes para retornar a esta Casa. Agradeço, mais uma vez, os 30.385 eleitores que confiaram na minha pessoa”.
Entre as mulheres eleitas, está a vereadora Rute Costa (PL), que segue para mais um mandato na Câmara Municipal de São Paulo. “Quero agradecer a todos os meus eleitores, principalmente a minha igreja, a Assembleia de Deus – Ministério do Belém, onde eu nasci, mas também às igrejas que me apoiaram”.
Próxima sessão
A próxima Sessão Plenária está convocada para terça-feira (15/10) da semana que vem, às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).
Assista à sessão desta terça-feira.
Leia também:
Eleições 2024: Renovação de vereadores na Câmara de São Paulo é de 36%
Eleições 2024: Com 20 parlamentares, Câmara elege maior bancada feminina
Eleições 2024: Como ficam as bancadas partidárias da Câmara a partir de 2025
Confira a lista dos vereadores eleitos para a próxima legislatura