pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Sessão solene abre Campanha da Fraternidade em São Paulo

Por: - DA REDAÇÃO

2 de março de 2016 - 22:37

Categorias

2016-03-02- SP Sessão Solene de Abertura da Campanha da Fraternidade 2016 Salão Nobre – 8º andar Paulo Fiorillo (PT) Foto: André Bueno/ CMSP "Créditos Obrigatórios. Todos os direitos reservados conforme lei de direito Autoral Número 9.610"

Iniciativa partiu do vereador Paulo Fiorilo (PT), em parceria com o CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil)
Fotos: André Bueno / CMSP

A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (2/3) solenidade que abriu a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 (CFE) na cidade de São Paulo, lançada oficialmente em 10 fevereiro. A iniciativa partiu do vereador Paulo Fiorilo (PT), em parceria com o CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil).

Este ano, o tema da CFE é “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema bíblico é “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. O objetivo é chamar atenção para a questão do direito ao saneamento básico para todas as pessoas, buscando fortalecer o empenho, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro do planeta Terra.

2016-03-02- SP Sessão Solene de Abertura da Campanha da Fraternidade 2016   Salão Nobre – 8º andar Paulo Fiorillo (PT) Foto: André Bueno/ CMSP  "Créditos Obrigatórios. Todos os direitos reservados conforme lei de direito Autoral Número 9.610"

Vereador Paulo Fiorilo (PT)

Paulo Fiorilo considera que o ato em homenagem a CFE é de suma importância para o debate no legislativo paulistano. O parlamentar também parabenizou a igreja por produzir uma campanha com outras instituições religiosas e pela escolha do tema.

“Nós estamos vivendo uma crise hoje de dengue, Zika, febre Chikungunya e esse debate é fundamental. A igreja demonstra mais uma vez a sua preocupação com o outro, o outro que vive em situações difíceis. A Câmara abre as suas portas para poder fazer dessa campanha também um debate no legislativo, essa é a importância dessa sessão que nós realizamos”, afirmou o proponente.

O Reverendo Marcelo Leandro, da igreja Presbiteriana Unida do Brasil, é otimista com relação a ação conjunta das igrejas que participam da Campanha da Fraternidade. Ele entende que este esforço de conscientização poderá surtir um efeito muito positivo.

“Nós, como cidadãos, independente da nossa religião, de credo, de formação, de cultura, nós vivemos em um planeta, em uma cidade. A igreja católica junto com as demais igrejas que fazem parte desta campanha ecumênica, tem o intuito de trabalhar a responsabilidade de cada um como cidadão”, explicou.

Márcia Castro, que faz parte da equipe da Campanha da Fraternidade da região Belém há dez anos, afirmou que o diálogo será o maior aliado na conscientização dos moradores. Ela pontuou alguns dos desafios de sua região. “Nós temos dificuldades com alguns córregos e o problema de lixo que ainda chega nesses córregos em quantidade significativa”, disse.

A sessão solene foi iniciada com apresentação do Coral Ecumênico e Grupo de Instrumentistas Infantojuvenis Boa Vontade, regidos pelo maestro Nilton Duarte. Também participaram da solenidade o deputado José Zico Prado (PT), Nereu Marcelino do Amaral, subprefeito de Sapopemba, Padre José Bison, diretor da Casa da Reconciliação, Eduardo Vieira dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (região Sé), entre outras autoridades.

Sobre a Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade é realizada sempre na Quaresma – período de quarenta dias que antecede a principal celebração do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa. O objetivo é solidarizar seus fiéis e as pessoas em geral sobre um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando alternativas para a solução.

A cada ano é escolhido um tema (que busca definir a realidade concreta a ‘ser transformada’), e um lema (que explicita em que direção se busca a transformação).

A CFE é realizada pelo CONIC e assumida pelas igrejas-membro (Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e Sírian Ortodoxa de Antioquia). Além dessas igrejas, estão integradas à Campanha a Aliança de Batistas do Brasil, Visão Mundial e Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP).

Este ano, a CFE terá dimensão internacional, através de parceria com a Misereor – entidade da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar