Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Sessão Solene busca valorizar a língua portuguesa

10 de outubro de 2019 - 17:12

Categorias

Nesta quinta-feira (10/10), Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de São Paulo teve o objetivo de valorizar a língua portuguesa, em uma iniciativa do vereador Isac Felix (PL).

O evento contou com a presença de representantes do Instituto Olhar da Língua Portuguesa no Mundo, entidade presente no Brasil com a finalidade de fortalecer as raízes culturais brasileiras.

Falado por mais de 260 milhões de pessoas, o idioma português é a língua oficial de vários países. Criado em 2015, o Instituto Olhar da Língua Portuguesa no Mundo é uma das entidades presentes no Brasil que busca fortalecer as raízes que deram origem ao nosso país por meio da valorização do nosso idioma.

A presidente do Instituto Olhar da Língua Portuguesa no Mundo, Nilzangela Souza, falou da importância da língua. “Quando nós falamos o nosso idioma, estamos valorizando quem somos, o que somos e de onde viemos. Para onde vamos, nós não sabemos, mas de onde viemos, portanto, temos a obrigação de saber”, disse a presidente.

Para Luigi Brancatti, presidente do Instituto Marco da Paz, o evento tem relevância mundial. “[Temos] representantes do mundo aqui. Temos no Brasil, pela sua grandeza, cultuar a língua portuguesa, aperfeiçoar a qualidade. É muito louvável, comentou Brancatti.

O Brasil e a língua portuguesa

“Toda nossa peculiaridade está na língua. E todas essas peculiaridades numa nação tão miscigenada como o Brasil. Então institucionalizar a língua, levá-la de uma forma tão integrada e, excepcionalmente, poética, contudo, não é apenas valorizar, mas valorizar o universo inteiro,” comentou Herculano de Assis, secretário de Cultura de Belmonte (BA).

Durante a sessão solene, o Instituto Olhar da Língua Portuguesa no Mundo trouxe algumas apresentações musicais, como um coral. O segmento de cultura é uma das apostas da entidade a fim de preservar e perpetuar a nossa língua.

Confira mais na matéria da TV CÂMARA SP:

DA TV CÂMARA SP

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar