Uma sessão solene marcou o encerramento da programação de homenagens à Revolução dos Cravos no município de São Paulo, na noite desta quinta-feira (7/5), no Salão Nobre da Câmara Municipal. Este ano, comemora-se 41 anos do movimento que deu fim à ditadura que durava meio século, em Portugal.
A solenidade recebeu autoridades portuguesas e participantes da revolução em 1974. Entre eles, o comandante da Marinha Portuguesa, Carlos Machado Santos – o Capitão de Abril, que participou do golpe militar em busca da democratização de seu país. “Eu me sinto extraordinariamente grato. Foi uma missão na minha vida que me dignificou e fez de mim um cidadão com mais direitos. Eu tive o privilégio de fazer a libertação formal dos presos políticos no dia seguinte à revolução, e posso dizer que talvez seja o dia mais significativo da minha vida”, disse.
O Cônsul Geral de Portugal, Paulo Lourenço, agradeceu à Câmara Municipal e às autoridades brasileiras pela forte lembrança nas comemorações da Revolução. “É interessante para mim, enquanto Cônsul, verificar a enorme generosidade com que o Brasil e suas instituições têm se associado a esta data, com mesmo empenho e com o mesmo sentido de interesse. E não posso deixar de sublinhar que é uma data que tem importância não só para os portugueses, mas para a história da democracia”, afirmou.
Desde o ano passado, o dia 25 de abril, Dia da Revolução dos Cravos está incluído no calendário oficial do município de São Paulo, a partir de um Projeto de Lei do vereador Paulo Fiorilo (PT).
Para o vereador a comemoração deste ano trás um elemento importante. “A ideia é que essa lembrança possa servir para os brasileiros para que entendam a importância de termos um país democrático. Infelizmente, ainda vemos manifestações de pessoas pedindo a volta da ditadura e acho que precisamos aproveitar este momento para dizer não à ditadura e não ao fascismo, valorizando todos os eventos que contribuíram para democratização do país e do mundo”, afirmou.
Também estiveram presentes o deputado estadual José Zico (PT), o Secretario adjunto Municipal de Serviços Renato Gonçalves, o representante do Ministério da Cultura Valério Benfica, o ex-vereador e presidente do PCdoB, Jamil Murad, e o secretario de Relações Internacionais do PCdoB, Ricardo Abreu.