A UNIBES (União Israelita Brasileira do Bem Estar Social) celebrou seu centenário em uma Sessão Solene realizada na noite desta segunda-feira (30/11), na Câmara Municipal de São Paulo. A iniciativa da homenagem foi do vereador Natalini (PV).
Fundada em 1915, a instituição foi criada a partir da fusão de diversas outras entidades, que atuavam junto à comunidade judaica no Brasil, desenvolvendo projetos socioeducativos e de promoção humana, atendendo crianças, jovens e idosos, por meio de doações, parcerias e contribuições, realizando diversos programas sociais e comunitários, de apoio à saúde, educação e cultura.
“A história da UINBES se confunde com a história da imigração judaica do inicio do século XX e ela acompanha a trajetória desta comunidade até os dias de hoje. A história de um imigrante que deixou para trás um passado trágico e vem munido do que tem de mais importante, sua resiliência e vontade de dar certo. Este otimismo frente a uma sociedade nova e cheia oportunidades trouxe esse crescimento. Quem conhece a história da UNIBES sabe que é uma história de crescimento junto à comunidade judaica e a sociedade paulistana”, ressaltou a consulesa de Israel de São Paulo, Lucia Barnea.
O vereador Natalini destacou a importancia do reconhecimento a instituição pelos serviços prestados a população carente da cidade. “Eu diria sem medo de errar que a UNIBES é uma das mais importantes instituições de serviço social de São Paulo. Para idosos, crianças, para pessoas que não tem condições, para os jovens que recebem têm cursos profissionalizantes, enfim. Como conselheiro tenho muito orgulho e honra em fazer essa homenagem de 100 anos de existência”, afirmou.
A presidente da UNIBES, Anita Schuartz, agradeceu o recebimento da placa comemorativa, lembrando a união entre funcionários, voluntários e atendidos pela instituição. “Estamos aqui hoje nessa celebração de cem anos dessa instituição que não é apenas uma instituição, é uma família. Uma grande família que tenho orgulho de fazer parte há mais de 50 anos. É uma instituição viva que carrega os sentimentos de pessoas que passam por ela, com muita esperança e união entre os que precisam de ajuda e os que lá estão para ajudar. Peço a Deus que possamos desfrutar muito mais alegrias do que tristezas no futuro”, disse.
A solenidade ainda homenageou a secretária geral da organização, Regina First, prestadora de serviço à instituição por mais de 60 anos, que representou todos voluntários da instituição. Prestigiou também a homenagem, o vice-presidente da UNIBES – Área da Criança e do Adolescente, Gabriel Zitune e o secretário estadual de desenvolvimento social de São Paulo, Floriano Pesaro.