A Câmara Municipal de São Paulo realizou na quinta-feira (25/06) sessão solene, proposta pelo vereador Toninho Paiva (PR), para homenagear os 110 anos do bairro do Belém, zona leste. A solenidade foi realizada no Sindicato dos Mestres e Contramestres em Tecelagem e para assinalar a data; foi instituído o “Dia do Bairro do Belém” através da Lei nº 10.886/1990.
Para o parlamentar é importante recordar um pouco da história do Belém. “No ano de 1899, surge um novo bairro, que foi desmembrado do bairro do Brás por decreto do presidente Dr. Fernando Prestes Albuquerque. Seu nome? Belém. Ou melhor, como os próprios moradores antigos corrigem: Belenzinho. Na época a região era cercada por chácaras, pomares e ar puro sendo procuradíssima pelas ricas famílias de São Paulo. Em 1909, o bairro ganha sua primeira escola: Grupo Escolar do Belenzinho, posteriormente chamado de Amadeu Amaral. Quem hoje entra no colégio que foi tombado pelo patrimônio histórico, se surpreende com a conservação da sua estrutura, mantida pelos seus dirigentes. Dentro em pouco, aparecem fábricas que iriam impulsionar o desenvolvimento na região. Como diria Jacob Penteado, autor do livro. Depois vieram as tecelagens, Santista, Matarazzo, Lanifício Inglês, Fileppo, Gasparian e Varan”.
Na oportunidade também foi ressaltado o grande trabalho da sociedade amigos do Belém, na pessoa de Manoel Pitta, e igualmente o clube dos lojistas que tem como presidente Enivan Gentil Barragan, do Padre Ivan líder religioso, Severino Silva, fundador do Jornal “A Gazeta do Belém” veículo de imprensa que trabalha na divulgação do Bairro e entorno.
No decorrer da solenidade o Centro de Dança Mavi Chiachietto abrilhantou a festa com a apresentação dos bailarinos Marvi Chiachietto e Sulivam Pitter e, em seguida, foram entregues as homenagens.
Estiveram ainda prestigiando a solenidade o secretário Marcos Belizaro da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; o subprefeito Cássio Loschiavo, da Subprefeitura da Penha; Erickson Jonas comandante da 4ª CIA da Policia Militar do Estado de São Paulo; Norberto Monsório, presidente do Conseg do Belém, e a Gazeta do Tatuapé.