RenattodSousa
Os 20 anos da Sociedade Comunitária do Fala Negão/Fala Mulher, entidade que há 20 anos atua na disseminação da história/cultura afro-brasileira, foi comemorada nesta quarta-feira em sessão solene realizada na Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Ítalo Cardoso (PT).
A Sociedade Comunitária Fala Negão/Fala Mulher está localizada na região de Itaquera e trabalha também pela promoção da equidade racial e de gênero, combatendo assim a discriminação de raça, gênero, geracional e contra pessoas portadoras de deficiência, através da cultura, disseminação dos direitos humanos, educação, esporte e lazer.
O nosso trabalho começou em 1992, quando existiam no bairro vários grupos diferentes que faziam trabalhos de cunho cultural. Tínhamos grupos que faziam artesanato, capoeira, teatro e também debate político sobre a questão da discriminação e do racismo. Aí eu achei interessante reunir todos esses grupos em uma entidade só, disse Gilson Nunes Vitório, mais conhecido como Gilson Negão, um dos fundadores da associação e coordenador de comunicação.
O vereador Ítalo Cardoso, enquanto deputado estadual, foi o autor do projeto de lei que deu origem ao SOS Racismo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Hoje nós vamos homenagear uma entidade que surgiu no dia 21 de março, há 20 anos, exatamente com essa compreensão: de que a sociedade civil, principalmente aqueles que moram na periferia, ainda sofrem essa discriminação, declarou.
(21/03/2012 21h23)