O bairro da Freguesia do Ó foi fundado em 1580, pelo bandeirante Manuel Preto, herdeiro de Antônio Preto, juiz ordinário da Câmara de São Paulo que ganhou do rei ampla gleba de terra na região. O bairro cresceu principalmente no entorno da igreja Nossa Senhora da Expectação do Ó, na Praça da Matriz, construída em 1901 e palco das festas tradicionais como a Festa do Divino (em abril), o Assentamento da Cruz (em maio) e a da Nossa Senhora do Ó (em agosto).
Nesta segunda-feira, em comemoração ao 432º aniversário do bairro, 20 personalidades, entre moradores e representantes de instituições da região, foram homenageadas em sessão solene realizada na Casa de Cultura Salvador Ligabue. A Freguesia do Ó é um barro tradicional, que nasceu no entorno da sua igreja e é assim ainda hoje. É no largo da Matriz que acontecem as principais festas e eventos. A sua população é apegada a esse local, preservado na arquitetura e em algumas manifestações, como a Festa do Divino Espírito Santo e outras festas ligadas à Paróquia. Neste ano os homenageados têm muito a ver com essa tradição e esse amor especial que todos têm pelo bairro, disse o vereador Claudinho de Sousa (PSDB), proponente da sessão.
Durante o evento, o vereador destacou importância da entidade Obra Assistencial Nossa Senhora do Ó, que atende 1.211 crianças/mês em sete centros de educação infantil (creches) e em outras instituições da região, em um trabalho voltado ao assistencialismo que teve início em 1943.
O bairro é um dos mais bairros antigos de São Paulo. É o único da Capital que mantém a designação “Freguesia”, nome antigo, sinônimo de vila, ou colônia que se fixava ao entorno da igreja.
(03/09/2012 21h)