O Dia do bairro de Taipas, que fica na região noroeste da Capital, foi comemorado em sessão solene realizada no Colégio Prigule (rua Ângelo Gayoto, 150) por iniciativa do vereador Claudinho de Souza (PSDB).
A região era uma grande fazenda, ao lado da Serra da Cantareira. No final do século XIX, Parada de Taipas dedicava-se à agricultura e ao trabalho em olarias, alambiques e pedreiras. Taipa é um tipo de construção feita de barro, muito comum nos primórdios da capital paulista.
Muitas pessoas da região acreditam que a origem do bairro é da data do século XX, por esse local servir de parada para as tropas que conduziam as boiadas vindas de Barretos, para abate em um frigorífico da Vila Anastácio na Lapa. Portanto, o nome Parada de Taipas estaria ligado a esse movimento de Parada dos Tropeiros que vinham da região de Campinas, e da existência de casas de Taipas nessa região onde hoje está localizado o bairro. Em 1º de outubro de 1891, se deu à inauguração da Parada de Taipas, estação de trens da antiga São Paulo Railway, que posteriormente, foi denominada Estação do Jaraguá.
Durante o evento, o vereador Claudinho de Souza entregou Votos de Júbilos e congratulações aos moradores que participaram do desenvolvimento do bairro.
(28/05/2012 21h)