O aniversário de 179 anos do bairro do Imirim, na zona Norte de São Paulo, foi celebrado pela Câmara Municipal de São Paulo nesta segunda-feira (14), em sessão solene realizada no Colégio Piaget.
A cerimônia foi presidida pelo vice-presidente do Parlamento paulistano, Claudinho de Souza (PSDB), e realizada em parceria com a Comissão de Eventos do 179° Aniversário do bairro.
Segundo o vereador, a sessão foi proposta com o objetivo de valorizar a história local, suas lideranças e também o espírito de comunidade. Queríamos um momento de reflexão sobre o bairro, suas origens, sua importância e o seu futuro, além de um ato revestido de civismo, afirmou o parlamentar.
Durante o evento foram entregues Votos de Júbilo e Congratulações a moradores locais, instituições de destaque, profissionais considerados referência em seus ramos de atuação, voluntários e líderes comunitários.
HISTÓRIA
Em 1833, os irmãos João e Pelegrino Roque compraram a primeira gleba na região, dando origem ao bairro. O desenvolvimento urbano, contudo, só começou a partir de 1893. Até então, as terras do bairro eram utilizadas exclusivamente para a agricultura. As principais culturas eram o café, o aspargo e fruticultura.
No começo do século, a maior parte da vegetação nativa ainda permanecia intacta, e alguns índios insistiam em viver pelas imediações. Por esse motivo, o bairro ficou conhecido até a década de 1950 como Terra dos Índios.
A fundação da Capela Nossa Senhora da Glória, hoje Igreja Nossa Senhora da Consolata, em 1905, foi fundamental para o progresso da região, que desde então se modernizou e cresceu.
(14/05/2012 21h)