O Dia da Ordem DeMolay foi comemorado em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (18/3) no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. A iniciativa da solenidade foi do vereador Mario Covas Neto (PSDB).
A data foi estabelecida através da Lei Estadual nº 12.905, de 8 de abril de 2008, que incluiu a comemoração anualmente no dia 18 de março. Em 19 de janeiro de 2010, foi promulgada a Lei Federal nº 12.208 que instituiu o dia 18 de março como o Dia Nacional do DeMolay. A escolha da data marca o falecimento de Jacques de Molay, herói e mártir que inspirou o nome da Ordem.
A Ordem DeMolay é uma sociedade de princípios filosóficos e fraternais para jovens do sexo masculino com idade entre os 12 e 21 anos. É um grupo patrocinado e apoiado pela maçonaria desde 1919, que foi criado nos Estados Unidos da América por um Maçom da cidade de Kansas City chamado Frank Sherman Land. Possui cerca de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil, e tem o objetivo de tornar os jovens melhores cidadãos e líderes — através do desenvolvimento e fortalecimento da personalidade.
“Eles aprendem valores importantes para sociedade. Eles são exemplos para as pessoas. Eu acho que para a educação da juventude é um dos melhores trabalhos que a Maçonaria tem realizado”, afirmou o Grande Mestre estadual, Jacy Evangelista.
Com 21 anos, o jovem Mestre Conselheiro Estadual da Ordem, Rodrigo Camassari, ressaltou o quanto os ensinamentos do grupo contribuíram para seu crescimento. “A ordem DeMolay está presente na minha vida desde os 12 anos e desde então eu venho crescendo cada vez mais. São virtudes que nós pregamos, como liberdade e alguns baluartes que acabam entrando no coração e me acompanham, a mim e todos os outros jovens, em toda fase de crescimento. Hoje tenho certeza que vou me tornar um homem melhor por causa disso”, disse.
O vereador Mário Covas destacou a importância de homenagear o dia da Ordem, por seu trabalho de formação do caráter e conceitos positivos para a juventude. “São várias entidades que não têm fins lucrativos e que têm na sua formação, especialmente nos jovens, a ideia de fraternidade, de honestidade, de correção e trabalho. Acho que isso são conceitos que desde pequeno, na medida em que as pessoas pratiquem, isso vai torná-los seres humanos mais felizes e certamente ajudará a formar uma sociedade melhor e mais justa”, destacou o vereador.
Estiveram presentes na sessão solene também os vereadores Valdecir Cabrabom (PTB) e Ricardo Nunes (PMDB).