O Dia do Psicanalista foi comemorado em uma sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (4/5) no Salão Nobre da Câmara Municipal. A iniciativa foi do vereador Laércio Benko (PHS), e reuniu os profissionais da área para debater a profissão e comemorar a data.
A psicanálise é um método terapêutico clinico de investigação teórica da psique humana independente da Psicologia, e teve origem com as pesquisas do médico neurologista Sigmund Freud, no século XIX. “O psicanalista é um profissional preparado para trabalhar com doenças emocionais. Essas doenças podem ser de cunho psicossomático, pode ser um conflito ou doenças consideradas como mentais pela psiquiatria, que são a depressão, a síndrome do pânico, as esquizofrenias e alguns conflitos pessoais”, explicou a Presidente do Sindicado dos Psicanalistas do Estado de São Paulo (Sinpesp), Araceli Albino.
Para o representante da Comissão Cientifica do Sinpesp, Fernando Duarte Guimarães, os debates sobre o exercício da profissão contribuem para a evolução dos métodos e aproximam os pacientes. “É muito importante ter um espaço aqui na Câmara para poder mostrar o nosso trabalho, compartilhar o saber psicanalítico e aproximar a psicanálise da população. Tudo isso ajuda na formação do sujeito, na formação de uma sociedade com uma qualidade de vida mental e psíquica melhor”, disse.
A data oficial de celebração, 06 de maio, também comemora a data de nascimento de Freud. O vereador Benko destacou a importância da valorização dos profissionais. “Essa profissão deve ser cada vez mais valorizada, cada vez mais incorporada ao dia a dia das pessoas. Cada vez menos sofrendo preconceito, porque ainda há aqueles que têm preconceito com que procura um tratamento. Nós temos que cuidar da nossa saúde mental e esse evento demonstra a importância dos cuidados que temos que ter”, disse.
“Estar aqui comemorando na Casa do povo é de muito orgulho para a gente, e também para poder fazer com que a psicanálise possa ser conhecida pela população. É um trabalho muito sério, de grande eficácia, mas que as pessoas não conhecem muito. Eles acham que a psicanálise é para louco ou para a elite, quando na verdade é uma técnica eficaz para todo cidadão que sofre e que tem alguma dor emocional”, ressaltou a presidente, Araceli Albino.