Os presidentes dos clubes rotaractianos de São Paulo foram homenageados neste sábado (18/3), na Câmara de São Paulo, em comemoração ao Dia Mundial do Rotaract. A solenidade foi uma iniciativa do vereador Gilson Barreto (PSDB).
Os clubes Rotaract fazem parte da organização do Rotary Club e reúnem jovens de 18 a 30 anos que realizam projetos sociais em comunidades. “Para mim, ser rotaractiano é uma forma de colocar aquilo que aprendi profissionalmente e em prol da comunidade”, disse Hamilton Paixão, representante da distrital 4.430 do Clube Rotaract, na Vila Formosa.
O Dia Mundial do Rotaract, comemorado anualmente em 13 de Março, lembra a data de fundação do primeiro clube na Carolina do Norte (EUA), em 1968. Nesses 49 anos, o Rotaract somou quase 8 mil clubes em 158 países, com aproximadamente 175 mil jovens. É atualmente uma das maiores e mais importantes organizações humanitárias do mundo e é membro da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os presidentes dos 62 clubes existentes em São Paulo e região metropolitana foram homenageados durante a solenidade. “Para nós é uma honra receber esta homenagem, às vezes acreditamos que estamos realizando coisas pequenas, e quando recebemos este reconhecimento vemos que nosso trabalho tem uma grande importância”, agradeceu a presidente do distrito 4.430, na Liberdade, Emy Murakami.
“Mais do que uma honra, porque não trabalhamos pelos louros, mas pelo servir, pelo companheirismo e para ajudar de alguma forma nossa comunidade e a sociedade”, disse Thomas Peter Payne, presidente do distrito 4.610, em Itapecerica da Serra.
O vereador Gilson Barreto destacou a importância de reconhecer o papel que os jovens desempenham na sociedade. “Para a Câmara Municipal de São Paulo é uma satisfação, porque na realidade é uma instituição que prepara os jovens para o futuro. Líderes para amanhã assumir o nosso lugar e poder comandar este Brasil”, afirmou.