Em comemoração ao Dia Municipal do Bombeiro Civil, foi realizada nesta terça-feira (23/2), no Salão Nobre da Câmara Municipal, o I Fórum Paulistano do Bombeiro Civil e uma sessão solene para homenagear bombeiros civis da capital que se destacaram em suas atividades.
O Dia Municipal do Bombeiro Civil é originalmente comemorado no dia 1º de fevereiro, em lembrança ao incêndio do Edifício Joelma, em 1974. A data foi escolhida como Dia de Prevenção e Segurança Contra Incêndios e também como Dia Municipal do Bombeiro Civil, através da lei municipal nº 15.788/2013, de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PDB).
No I Fórum Paulistano do Bombeiro Civil, os profissionais discutiram com especialistas e instituições os avanços e perspectivas da categoria. Em destaque, a Lei nº 16.312, de 17 de Novembro de 2015, também de autoria do vereador Eliseu Gabriel, que obriga a manutenção de uma brigada profissional, composta por bombeiros civis, em estabelecimentos como shoppings center; casa de shows e espetáculos, hipermercados, grandes lojas de departamentos e campus universitários.
“Tivemos um debate extremante interessante, é uma categoria muito organizada que esta se aprimorando e busca conhecimento para se colocar e tornar cada vez mais útil para sociedade. É um bem não só para os Bombeiros Civis, mas para a cidade de São Paulo”, ressaltou o vereador.
Já a solenidade homenageou sete Bombeiros Civis de destaque com diploma de mérito. Entre eles, a bombeiro Eliana Gomes Nogueira. Para Eliana, a condecoração representou mais que uma homenagem. “Para mim é um motivo de orgulho representar as mulheres da nossa área. Em meio a tantos homens, muitas vezes não recebemos o devido valor, e esse reconhecimento é de grande importância não só por mim, mas por todas as mulheres bombeiros civis”, afirmou
Também recebeu homenagem póstuma o bombeiro civil Ronaldo Pereira da Cruz, morto quando tentava impedir o incêndio no Museu da Língua Portuguesa, no Centro de São Paulo, em dezembro de 2015. Foram homenageados ainda os bombeiros civis, Davi Pereira dos Santos, Joaquim Castro de Souza, João Castro de Saouza, Carlos Alberto Pinheiro dos Santos (Irmão Charles) e o Coronel Paulo Chaves de Araújo (Coronel Chaves).
Acompanharam a solenidade os vereadores Claudio Massamitsu Anzai (PSDB), de Suzano, e Walid Ali Hamid, o Aladim (PSC), Mairiporã.
So o estado do rio de janeiro na respeita a Lei 11.901e as autoridades faz descaso da profissao bombeiro civil,nao respeitando o seu espaço,criando uma sedec 31 encima da sedec 279.So queremos um pouco dignidade,respeito e reconhecimento .Pedimos sos e apoio dos bravos paulistano.
Solicitamos ao Nobre Vereador Eliseu Gabriel verificar se é possível a criação por lei do disk denuncia Situações de Irregularidades este telefone ou email poderia ser colocado nas viaturas de bombeiros e veículos da prefeituras de são paulo.
SEGUR
Coordenadoria de Atividade Especial e Segurança de Uso é um departamento inserido na Secretaria Municipal de Licenciamento, que era na verdade o antigo CONTRU, . Ela tem a responsabilidade de vistoriar e fiscalizxar e licenciar as edificações quanto a segurança . Assim entendemos que esta secretaria poderia por meio de uma lei ser responsável por receber as denuncias referente a falta de segurança nas edificações. Poderia ser um canal para o disk denuncia um telefone ou um email para canalizar as denuncias de irregularidade e prevenir a assim com ações fiscalizadoras tragédias como o Joelma, Boata Kiss e tantas outras.
Responsável pela instalação e funcionamento dos equipamentos de segurança, aparelhos de transportes (elevadores, escadas rolantes) e funcionamento de locais de reunião, além de autorização para eventos temporários.
A Coordenadoria de Atividade Especial e Segurança de Uso – SEGUR tem por atribuição deliberar sobre os pedidos de:
I – Atividades incômodas e uso especial:
a) construção , reforma, reconstrução e demolição;
b) diretrizes de projeto;
c) comunicação de pequenas reforma;
d) regularização;
e) movimento de terra;
f) instalação e funcionamento de sistema de segurança;
g) instalação e funcionamento de equipamento de transporte vertical e horizontal;
h) certificado de conclusão e certificado de mudança de uso;
II – adaptação de edificação existente às normas de acessibilidade;
III – adaptação e edificação existentes às normas de segurança de uso;
IV – funcionamento de local de reunião;
V – autorização para a realização de evento temporário;
VI – manutenção de instalação de equipamento do sistema de segurança das edificações e dos reservatórios de materiais químicos e inflamáveis.
VII – manutenção de equipamento de transporte vertical e horizontal.
Telefone: 3243-1214