O 33º aniversário do Arouca São Paulo Clube instituição da comunidade lusitana em São Paulo foi comemorado nesta sexta-feira com uma sessão solene realizada em sua própria sede. Foi a quinta vez que o vereador Toninho Paiva (PR) levou a solenidade ao local.
O vereador lembrou que o nome do clube foi dado em homenagem a uma vila portuguesa localizada próxima à cidade de Porto, onde nasceram seus fundadores. É um lugar lindo, elogiou, destacando que a sessão solene buscou trazer aos sócios do clube comidas e músicas típicas da região, além de reunir a comunidade lusitana, em especial a arouquense. Nesse aniversário, imigrantes e descendentes podem se encontrar e relembrar o que fizeram quando jovens, disse.
Para Paiva, além de celebrar a existência do clube, a sessão solene tem o papel de reforçar a importância da cultura portuguesa. Esse evento está incentivando a preservação do folclore, da gastronomia e da religião que os portugueses trouxeram para o Brasil, completou.
O CLUBE
Fundado em 1978, na Freguesia do Ó, o Arouca São Paulo surgiu com a finalidade de recepcionar o pai de um dos fundadores, um português que estaria visitando o Brasil. Em um esquema de mutirão, os imigrantes arouquenses ergueram a primeira sede do clube, inaugurando-a em 1979.
Ao se mudar para o bairro do Tucuruvi, na Zona Norte de São Paulo, o clube passou a ocupar uma área de 30 mil metros quadrados, já ampliada. Além da área verde, o local possui parque aquático, campo de futebol drenado, campo de tênis, churrasqueiras, lanchonete, salão de jogos, ginásio de esportes, quadras de malha e bocha e um parque infantil.
(09/03/2012 21h)