A Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta sexta-feira (22) sessão solene para homenagear os 66 anos de fundação da Vila Brasilândia, bairro da zona norte da capital. De iniciativa do vereador Claudinho de Souza (PSDB), o evento aconteceu na Casa de Cultura do bairro, que fica na Praça Benedicta Cavalheiro.
Receberam a homenagem instituições importantes para o bairro como a Frente de Resistência Samba do Congo e Associação Atlética Santa Cecília, além de personalidades que fazem parte da história da Viola Brasilândia nas mais diversas áreas de atuação.
Entre eles, estão o professor Neir Augusto Lopes e a parteira Maria José da Conceição, já falecidos, e o atual 6º Colocado nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 na categoria remo, Luciano Luna de Oliveira, cadeirante há 16 anos.
Esta é uma justa e merecida homenagem ao bairro que sempre me acolhe com muito carinho e respeito e pelo qual tenho muita gratidão e orgulho de fazer parte com meu trabalho parlamentar, ressalta o vereador Claudinho de Souza.
História
O bairro Brasilândia é resultado de alguns sítios e chácaras de cana de açúcar que se transformaram em residências, na década de 1930, na Zona Norte de São Paulo. O nome do bairro é resultado de uma homenagem a Brasílio Simões, que liderou a comunidade na construção da Igreja de Santo Antonio.
Com grande presença de migrantes do nordeste do país, que vieram de seus estados nas décadas de 1950 e 1960, o bairro também foi formado por famílias vindas do interior do São Paulo, em busca de oportunidades de trabalho.
Outro elemento incentivador da ocupação do bairro foi a instalação da empresa Vega-Sopave, que oferecia moradia aos empregados, o que trouxe muitas famílias para a região.
(22/02/2013 21h)