pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Sessão solene homenageia 66 anos da Vila Brasilândia

22 de fevereiro de 2013 - 23:59

Categorias

A Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta sexta-feira (22) sessão solene para homenagear os 66 anos de fundação da Vila Brasilândia, bairro da zona norte da capital. De iniciativa do vereador Claudinho de Souza (PSDB),  o evento aconteceu na Casa de Cultura do bairro, que fica na Praça Benedicta Cavalheiro.

Receberam a homenagem instituições importantes para o bairro como a Frente de Resistência Samba do Congo e Associação Atlética Santa Cecília, além de personalidades que fazem parte da história da Viola Brasilândia nas mais diversas áreas de atuação.

Entre eles, estão o professor Neir Augusto Lopes e a parteira Maria José da Conceição, já falecidos, e o atual 6º Colocado nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 na categoria remo, Luciano Luna de Oliveira, cadeirante há 16 anos.

Esta é uma justa e merecida homenagem ao bairro que sempre me acolhe com muito carinho e respeito e pelo qual tenho muita gratidão e orgulho de fazer parte com meu trabalho parlamentar, ressalta o vereador Claudinho de Souza.

História

O bairro Brasilândia é resultado de alguns sítios e chácaras de cana de açúcar que se transformaram em residências, na década de 1930, na Zona Norte de São Paulo. O nome do bairro é resultado de uma homenagem a Brasílio Simões, que liderou a comunidade na construção da Igreja de Santo Antonio.

Com grande presença de migrantes do nordeste do país, que vieram de seus estados nas décadas de 1950 e 1960, o bairro também foi formado por famílias vindas do interior do São Paulo, em busca de oportunidades de trabalho.

Outro elemento incentivador da ocupação do bairro foi a instalação da empresa Vega-Sopave, que oferecia moradia aos empregados, o que trouxe muitas famílias para a região.

(22/02/2013 21h)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar