Por iniciativa dos vereadores Cláudio Fonseca (PPS), Ricardo Teixeira (PV) e Edir Sales (DEM), foi realizado nesta sexta-feira uma solene para comemorar o aniversário do bairro de São Miguel Paulista, que completa 389 anos.
Durante a cerimônia, foram homenageados 98 pessoas e entidades que se destacaram por serviços prestados no desenvolvimento cultural, social e financeiro da região. Todos receberam diploma de honra ao mérito entregue pelos parlamentares no decorrer do evento.
É muito gratificante participar do aniversário de um dos bairros mais antigos da cidade de São Paulo. Parabéns a todos, disse o vereador Ricardo Teixeira.
A vereadora Edir Sales Lembrou que ela nasceu naquela região e tem muita afinidade com o bairro. Nasci aqui, estudei e me formei no magistério em São Miguel.
O bairro de São Miguel tem cerca de 400 mil habitantes. A história do bairro começa com a Aldeia de Ururaí, formada por índios guaianases que haviam deixado os arredores do Colégio Jesuíta de São Paulo. Ururaí era como os índios denominavam o Rio Tietê, que margeia a região.
Por volta de 1560, para marcar presença cristã na aldeia dos guaianases, o padre José de Anchieta construiu uma capela na região, batizada de São Miguel, nome de seu arcanjo de devoção. O bairro de São Miguel Paulista começou a crescer ao redor da capela.
Pela importância história, a Capelo de São Miguel Arcanjo foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1938.
(30/09/2011 – 20h56)