RenattodSousa
O Dia Internacional do Palhaço foi comemorado nesta quarta-feira na Câmara Municipal com uma sessão solene que não homenageou apenas estes artistas, mas todos os que atuam nos espetáculos de circo. O evento foi proposto pelo vereador Toninho Paiva (PR) e teve apoio da Associação Brasileira do Circo (Abracirco).
Para José Barroso, o Palhaço Gachola, de 82 anos, um dos homenageados da tarde, a situação do circo mudou muito desde que começou, há mais de 40 anos. O palhaço tinha mais prazer antes com a bandinha, o cheiro da serragem, lamentou. Gachola também disse que, atualmente, a maior dificuldade está em encontrar praças para trabalhar e arcar com as taxas, que são muitas.
Já para o mágico Paschoal Amiratti, que também foi lembrado nesta sessão solene, há motivos para comemorar. Ele afirmou que, de alguns anos para cá, os cachês passaram a ser melhores e os profissionais passaram a ser mais respeitados. Apesar disso, Amiratti lembrou que o reconhecimento dos mágicos é maior na Europa e nos Estados Unidos. Em Las Vegas, nos maiores cassinos no mundo, sempre tem um mágico, disse.
Além das homenagens, a sessão solene teve a performances do palhaço Rodrigo, do circo Stankowich.
(14/12/2011 – 16h52)