ELYS MARINA
DA TV CÂMARA
A Câmara Municipal prestigiou na noite desta segunda-feira (9/4), a classe dos contabilistas, em solenidade realizada no Auditório 1º de Maio da Câmara Municipal de São Paulo.
O evento, que ocorre desde 2010, é uma iniciativa da vereadora Edir Sales (PSD). A data oficial de comemoração do ‘Dia do Profissional da Contabilidade’ é 25 de abril e foi instituída no ano de 1926 pelo patrono dos Contabilistas, o senador João Lyra. Desde então, a profissão tem crescido consideravelmente. Hoje são mais de 150 mil profissionais e 19 mil empresas, somente no Estado de São Paulo.
A Vereadora Edir Sales (PSD) presidiu a Sessão Solene e destacou a profissão do contabilista e as entidades homenageadas. Além disso, fez questão de lembrar que trabalhou com o irmão na contabilidade, durante 17 anos. “Ter vivido de perto essa experiência me ensinou reconhecer a enorme responsabilidade que tem o contador. Ele tem que ser muito valorizado.”
Na abertura do evento, a parlamentar pediu um minuto de silêncio em respeito ao profissional da contabilidade, Tikara Tanaami, que recebeu homenagem póstuma. Tanaami, falecido há 15 dias, foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo e fez parte do Conselho Fiscal da AESCON (Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo).
O filho dele, Kei Marcos Tanaami, se sentiu lisonjeado com a lembrança. “Nos enche de orgulho e nos conforta também. Conforta a família o fato de saber que as pessoas reconhecem o trabalho do meu pai.”
Diversas entidades representativas da categoria contábil estiveram presentes na solenidade. Foram entregues diplomas de gratidão da cidade a nove destaques profissionais. Entre eles, a atual presidente do CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), Marcia Ruiz Alcazar, que em seu pronunciamento ressaltou que o Brasil vive um momento de transparência e viabilidade das Organizações Sociais, o que deixa a Contabilidade cada vez mais em evidência.
“Onde existe uma informação de interesse público com certeza tem um profissional da contabilidade organizando as informações e prestando contas para o governo.”
O Presidente da APC (Academia Paulista de Contabilidade), Domingos Orestes Chiomento, concluiu: “Nós somos muito solicitados para as grandes decisões que os empresários necessitam, e também o Governo”.