Marcelo Ximenez/CMSP
A Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta quinta-feira (7) uma sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento contou com a participação das vereadoras Edir Sales (PSD), Juliana Cardoso (PT), Noemi Nonato (PSB), Marta Costa (PSD) e Patrícia Bezerra (PSDB), além de outros parlamentares da Casa.
As vereadoras foram presenteadas com buquês de flores e puderam prestar homenagens a outras mulheres que consideram importantes para a sociedade ou suas vidas pessoais. Marta Costa, por exemplo, escolheu sua mãe. Nós somos muito importantes para o dia-a-dia da nossa sociedade. Mas hoje é uma data importante porque estamos comemorando e reconhecendo esse papel, afirmou a vereadora.
Para Noemi Nonato, cerimônias como esta deixam claro que, a cada dia que passa, a mulher está mostrando que ela tem lugar em todas as áreas da sociedade.
Já Edir Sales enfatizou que ainda há um longo caminho rumo à igualdade entre os gêneros. Nós vemos hoje muito mais mulheres ocupando cargos de diretoria, de gerência. O número era muito mais reduzido, disse Edir. Mas não podemos nos acomodar e dizer: nós mulheres já vencemos. Nós ainda matamos um leão por dia.
Desafios
As vereadoras aproveitaram o evento para lembrar das desigualdades de poder que ainda estão presentes em nossa sociedade. [A data] fala com a gente daquilo que a mulher pode conquistar ainda nos nossos dias. A questão evoluiu muito, mas ainda faltam muitas coisas. A gente ainda não tem o mesmo patamar salarial dos homens, por exemplo, declarou Patrícia Bezerra.
Juliana Cardoso reconhece que as mulheres são subrepresentadas inclusive no parlamento (6 entre 55 vereadores), mas acha que a situação tem tudo para melhorar. Nós aqui somos muito poucas, mas a gente tem esperança de que esse número vai crescer e também que ocuparemos mais posições de importância na Casa, declarou.
(07/03/2013 – 18h10)