Ricardo Moreno / CMSP
Por iniciativa do vereador Claudio Fonseca (PPS), a Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta segunda-feira sessão solene em homenagem ao Dia dos Padeiros e também aos 80 anos de Fundação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Paulo.
Segundo o vereador, além de ser uma Casa que normatiza e estabelece regras para a sociedade, a Câmara Municipal também tem como objetivo dar valor à cultura da cidade e à sua importância histórica. Ao realizar essa sessão solene, estamos rendendo homenagem a uma instituição que completa 80 anos. Através da história dessa instituição temos o envolvimento de milhares e milhares de trabalhadores que deram seu esforço e seu conhecimento para alimentar boa parte da população. São Paulo não pode ser indiferente àqueles que constroem a sua grandeza, disse
Francisco Pereira, presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, lembrou que a categoria tem sua história ligada à história do País, como a luta pela redemocratização, na qual a categoria teve participação ativa. Esse é um momento de resgate da autoestima do padeiro. Todos que vão trabalhar passam em uma padaria, mas muitos não imaginam que um pai de família passou a noite trabalhando para produzir o alimento. Essa homenagem é mais do que justa a esses trabalhadores, disse.
Fizeram parte da Mesa também o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, e o vereador Claudio Prado (PDT).
TEMPOS DE LUTA
Durante a sessão solene desta segunda, o Sindicato dos Padeiros promoveu o lançamento do livro Tempos de Luta e Glória A História do Sindicato dos Padeiros de São Paulo (1930 a 2010), escrito por Claudio Blanc.
(20/06/2011 20h36)