RenattodSousa
Completando 40 anos de fundação, o Hospital Municipal e Maternidade Escola de Vila Nova Cachoerinha Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva (HMEC) foi homenageado nesta terça-feira na Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Claudinho de Sousa (PSDB).
Situado na Zona Norte do município de São Paulo, o hospital caracteriza-se pelo atendimento terciário nas várias áreas de saúde da mulher, especialmente na assistência às gestantes de alto risco e seus bebês, bem como nas especialidades de ginecologia, oncologia pélvica e mamária, planejamento familiar e atenção à mulher vítima de violência sexual.
A maternidade-escola é hoje a maior maternidade pública não só da região norte, mas da cidade de São Paulo. Hoje nós fazemos cerca de 700 partos por mês. Desses partos, 15% são de alto risco. Eu costumo dizer que, com o escopo que ela tem, talvez seja a maior maternidade da América Latina, disse o diretor do departamento técnico do hospital, médico Pedro Alexandre.
Durante o evento, foram homenageados os funcionários da instituição Maria do Carmo da Silva Teixeira, Ione Zacariotti de Freitas, Placidina Maria de Siqueira, Pedro Alexandre Federico Breuel, Edemir de Freitas Candelária, Jandira Miadaira Rodrigues Emílio, José Carlos de Oliveira, Mirtes Medina Gomes Pinto Freddo, Vitor Hugo Waltric de Camargo, Carlos Alberto Pereira e Odileia Monica. É uma honra receber este prêmio, estou muito feliz, jamais imaginei que um dia seria homenageada, disse Maria do Carmo, auxiliar de enfermagem.
A maternidade Cachoeirinha, como é conhecida, é uma referência na área da saúde. Eu tenho uma filha e um neto que nasceram lá. Minha filha por conta de pressão alta, porque a especialidade da maternidade é realizar partos de risco. Além disso, lá são atendidas muitas pré-adolescentes que engravidam de forma irresponsável e acabam sustentando a gravidez graças ao auxílio do hospital. Este hospital é uma referência não apenas para cidade, mas para o Estado de São Paulo, e ganhou prêmios internacionais, inclusive, disse o vereador Claudinho.
(18/09/2012 21h14)