A Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta quinta-feira (12/3) uma Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As homenageadas são personalidades femininas que prestam serviços relevantes à população paulistana, atuam na defesa dos direitos humanos e contribuem para a promoção de políticas públicas.
Presidindo a solenidade, a vereadora Soninha Francine (Cidadania) destacou que ainda são poucas mulheres exercendo cargos públicos. “São muitas coisas que a gente gostaria que acontecessem no mundo e na política de outro jeito. Somos mais numerosas em relação à última legislatura, mas ainda precisamos estar mais presentes exercendo nossos papéis”, declarou a vereadora.
Representando a Procuradoria-Geral da Justiça, a subprocuradora-geral de Justiça de Integração e Relações Externas, Lídia Helena Ferreira da Costa dos Passos, esteve presente no evento e falou sobre a importância da data. “O trabalho das mulheres é muito significativo. Poder comemorar esta data, como hoje, é sinal de que vale a pena,” comemorou.
Quem também compôs a mesa, ao lado das vereadoras, foi a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Malde Vilas Bôas. Ela falou sobre a importância de se comemorar a data e a luta de todas as mulheres. “É importante para a gente relembrar alguns pontos, as melhorias, mas também continuar a luta para definirmos nosso espaço e criar uma sociedade melhor.”
CPI da Mulher
Ainda em comemoração ao Mês da Mulher, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou na Sessão Plenária no início do mês, a criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Violência contra a Mulher. O objetivo é investigar os problemas relacionados à violência contra a mulher na cidade de São Paulo. A vereadora Sandra Tadeu (DEM) será a presidente da comissão. “Essa é uma discussão que deve ser constante, porque os números são assustadores. A cada quatro minutos, uma mulher sofre violência. E o número de feminicídio aumentou muito”, disse Sandra Tadeu.
Mulheres Homenageadas
Os nomes das homenageadas foram indicados pelos vereadores e lideranças dos partidos. A Presidência da Câmara Municipal e os comandos da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar, lotados na Casa, também participaram das indicações.
Polícia Militar
A Polícia Militar da Câmara de São Paulo homenageou SD PM Natacha Aparecida De Lira.“Eu estou muito feliz e agradeço pela homenagem. Espero fazer jus e contribuir sempre,” agradeceu a soldado.
Guarda Civil Metropolitana
Quem recebeu a homenagem pela Guarda Civil Metropolitana foi a Classe Distinta Valéria Afonso dos Santos. “Hoje eu estou representando todas as mulheres da GCM. Quero aproveitar e parabenizar todas as mulheres por nossa data.”
Câmara Municipal
O Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador Eduardo Tuma (PSDB) indicou (em nome de todas as funcionárias do legislativo paulistano) a funcionária Vera Catani – Assessora de Gabinete. “Eu me sinto honrada por esta homenagem e por trabalhar ao lado do presidente da Câmara, vereador Eduardo Tuma.”
Veja as mulheres que foram homenageadas na solenidade: