A Câmara Municipal de São Paulo prestou homenagem ao 65º aniversário do bairro da Brasilândia em sessão solene realizada nesta segunda-feira na Casa de Cultura do bairro, na praça Benedicta Cavalheiro. A iniciativa da homenagem foi do vereador Eliseu Gabriel (PSB).
Durante o evento, as personalidades e famílias tradicionais que ajudaram no desenvolvimento do bairro receberam uma placa de prata das mãos do vereador. ”É uma honra celebrar o aniversário de um bairro onde vivem pessoas tão batalhadoras e empenhadas em preservar suas raízes, história e identidade cultural”, disse.
HISTÓRIA
O atual bairro da Brasilândia, na zona noroeste da capital paulistana, é originário de um desmembramento de sítios e fazendas da região, no início do século XX. O primeiro loteamento aconteceu em 1946.
Nessa época, a prefeitura preocupava-se com a beleza e o saneamento do centro da cidade e empenhou-se em reformas, como alargamento das ruas e demolição de cortiços. Em decorrência disso, muitas famílias foram obrigadas a deixar o centro, empurradas pelos altos alugueis dos imóveis que resistiram à demolição. Um dos refúgios escolhidos foi a região da Brasilândia.
Entre 1950 e 2008, o número de habitantes no bairro cresceu de 19.329 para 273.238.
(6/2/2012 20h)