Rodrigo Camargo
A Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta segunda-feira uma sessão solene em comemoração ao Dia do Circo, que homenageou os artistas circenses e os 35 anos da Associação Brasileira do Circo (Abracirco), entidade que representa a categoria.
De acordo com o vereador Toninho Paiva (PR), proponente da sessão, a ideia da solenidade foi “resgatar a história do circo em São Paulo, uma cidade que cresceu e esqueceu o seu passado, a sua história”. “O circo precisa ser respeitado e ter o seu espaço, porque só leva uma mensagem boa”, disse.
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador José Police Neto (PSD), “se a cidade souber resgatar o valor do contato entre as pessoas, com certeza o circo terá um espaço maior do que ocupa hoje”. “Que esse encontro revele a energia da troca de emoção entre as pessoas. O circo nos devolve esse sentimento”, declarou.
Também prestigiou o evento o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL), autor de um projeto de lei na Assembleia Legislativa que dispõe sobre a criação, em todos os municípios paulistas, de uma área com infraestrutura para instalação e montagem de circos. “Se nada for feito, os circos vão morrer. Eles vêm desaparecendo por falta de iniciativa governamental”, comentou.
O evento contou com a presença de alunos de diversas escolas de Ensino Fundamental de São Paulo, que assistiram a apresentações de malabarismo e de palhaços no Plenário 1º de Maio.
(14/5/2012 – 16h)