Uma sessão solene foi realizada na noite desta quarta-feira (25/5) em comemoração ao Dia do Massagista no Brasil. A solenidade foi uma iniciativa do vereador Aníbal de Freitas (PV), que homenageou profissionais e lideranças da categoria.
A profissão de massagista é reconhecida através do Decreto de Lei Federal nº 3.968, de 5 de Outubro de 1961, desde que o profissional tenha a aprovação e um certificado do Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina.
Apresar dos grandes benefícios que a massagem oferece à saúde e bem estar dos pacientes, para os profissionais a atividade ainda necessita de mais espaço, como a criação de um Conselho Federal, e avanços no reconhecimento da formação dos profissionais.
“O Conselho vai ajudar realmente na fiscalização, formar melhor esses profissionais. Temos boas escolas e colocar dentro de um quadro o que o profissional pode fazer e até onde ele pode ir é importante. Respeitando as áreas da quiropraxia, da fisioterapia, da medicina preventiva, da medicina manualr”, destacou massagista e delegado regional da FIEP-SP (Federacion Internacional de Educacion Phisique), André Leonardo da Silva Nessi
Para o presidente representante da ABM (Associação Brasileira de Massoterapia), David Orsi, um dos homenageados da noite, o reconhecimento representa aos massagistas a luta pelo espaço da profissão através dos exemplos de bons profissionais. “Hoje é um marco para a profissão, essa reunião. Essa homenagem aos massagistas suscita essa luta, já que os cursos técnicos estão há 16 anos formando bons profissionais. É um momento novo, para que se formalize no sentido de buscar os espaços da massoterapia no Brasil”, disse.
O vereador Anibal de Freitas falou da satisfação em poder reconhecer o trabalho dos massagistas da cidade. “Nós precisamos valorizar este pessoal, porque hoje nossa sociedade, e principalmente a cidade de São Paulo, precisa de serviços, e mais ainda na área da saúde. Como integrante da Comissão de Saúde da Câmara, tudo o que eu puder fazer para incentivar os profissionais da área da saúde, poderão contar comigo. Minha parte como parlamentar é motivar estas pessoas e mostrar que são importantes para nossa sociedade”, ressaltou.