Os 78 anos do distrito do Itaim Bibi foram comemorados nesta terça-feira em sessão solene realizada no Teatro Décio de Almeida Prado, localizado na rua Cojuba, na região. A iniciativa foi do vereador Eliseu Gabriel (PSB).
A região que compõe o atual distrito tem suas origens ligadas às propriedades rurais do século XIX. Uma das mais antigas propriedades pertenceu ao general José Couto de Magalhães, que formou-se em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco e foi presidente do Estado de São Paulo.
Ao longo dos anos foi chamada de Chácara do Itahy, que significa “pedra pequena”, na língua tupi. Os herdeiros de José Vieira foram responsáveis pelo loteamento da área, vendida em pequenos lotes à italianos que produziam verduras e legumes. Imigrantes portugueses também possuíam terras nas áreas mais altas da região.
Eliseu Gabriel, que morou na Avenida São Gabriel durante a infância e adolescência, guarda boas lembranças do bairro. Andei muito por aquelas ruas quando elas ainda não eram asfaltadas.
Durante a cerimônia, o vereador prestou homenagem a entidades e pessoas que ajudaram a construir o bairro. Comemorar o aniversário de um bairro é importante para que os moradores procurem manter suas identidades, a sua história. São Paulo cresceu de uma maneira desgovernada e quando temos um movimento como esta sessão solene de hoje, vamos de encontro a isso e promovemos o resgate dos valores e o reencontro desses moradores. A comemoração ajuda a resgatar os valores e a história do bairro.
(30/10/2012 21h)