Uma sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (15/8) homenageou pais e mães de vítimas da violência. Os homenageados são integrantes do NAVV (Núcleo de Assistência a Vítimas de Violência) e instituições de apoio aos pais.
O NAVV foi fundado há quatro anos pela atual presidente da instituição, Adriana Barbosa. Ela é mãe de Luiz Paulo Barbosa, assassinado há seis anos em frente ao seu trabalho. O objetivo da instituição é reunir pais e mães de jovens que perderam a vida com a violência urbana para apoio social. Caso de famílias que tiveram entre seus entes vítimas de estupro, assaltos e acidentes de trânsito são alguns dos recebidos pela organização.
“A finalidade do grupo é essa – ajudar as mães. É o acolhimento, é tentar dar uma ajuda psicológica, tentar acolher. As vezes a família da vítima é tratada no Brasil como criminosa, então é importante que tenham com quem conversar. O grupo é para isso, tentamos acompanhar no fórum, audiências, missas de sétimo dia e temos encontros periódicos para falar com as pessoas, é nesse sentido que estamos trabalhando”, explicou Adriana.
Foram homenageadas cerca de 30 famílias, cinco profissionais e instituições de apoio. Entre elas, a advogada Patrícia Vega, que presta assistência jurídica às famílias. “Eu fico muito feliz, quando você pode ceder um pouco do seu tempo, um pouco do seu trabalho na ajuda de pessoas que tem necessidade. Ainda mais numa necessidade como é o caso das vítimas desta associação, que são pessoas que perderam a vida, que é o bem maior, é sempre muito gratificante”, agradeceu a advogada.
“A iniciativa é para chamar a atenção da sociedade e justamente dar força para esses familiares. Não existe maior dor neste planeta do que uma mãe perder um filho. Quando a Câmara traz a discussão aqui pra dentro, além de engradecer o parlamento, nós ajudamos a busca de uma sociedade mais justa e ajudamos a dar sentido na vida dessas mães”, destacou o vereador Calvo (PDT), proponente da solenidade.