pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Sessão Solene marca abertura da 4ª edição do Parlamento Jovem Ensino Médio

Iniciativa busca estimular a participação cidadã dos estudantes por meio de atividades que simulam o dia a dia no Legislativo municipal 

Por: AMANDA OLIVER
DA REDAÇÃO

7 de outubro de 2024 - 12:09
Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP

Nesta segunda-feira (7/10), a Câmara Municipal de São Paulo realizou a Sessão Solene de instalação, diplomação e juramento da 4ª edição do Parlamento Jovem Ensino Médio – Vereador Dr. Farhat. A cerimônia foi presidida pelo vereador João Ananias (PT). Criado em 2019, o evento tem como objetivo proporcionar aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio a vivência do processo democrático através de uma jornada parlamentar.

“Eu acho importante porque o jovem precisa entender como é a política. Eu sempre falo para as pessoas assim: ‘Será que os jovens sabem como a política é no dia a dia?’, porque você chega até para quem já participa há muito tempo [da política] e acha que a política é só ir lá e está aprovado. Então, é muito importante esse encontro, essa participação. E a gente que é vereador vai sempre aprendendo com os jovens”, ressaltou o presidente da Sessão Solene.

O vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS), integrante da Comissão Avaliadora do Parlamento Jovem, também destacou a importância do Parlamento Jovem, afirmando que “Todos os jovens que estão aqui são o futuro da nossa cidade e do Brasil. Quero também parabenizar os pais e os professores que têm incentivado e motivado esses jovens. Tenho certeza de que, quem sabe um dia, um deles estará aqui onde eu estou”.

A palavra de quem participa do Parlamento Jovem

“É a primeira vez que eu participo de um projeto como esse. Eu acredito que vai agregar muito para minha carreira futura, porque eu planejo ser assim, de humanas. Eu amo história, amo geografia e, talvez, quem sabe, eu consiga entrar para a política? Quem sabe até presidente do Brasil. A gente não sabe o que Deus espera para nós, mas eu acredito que essa experiência é muito boa”, disse a aluna Ana Clara Sizotti, de 17 anos, estudante da Escola Francisco Pereira de Souza Filho.

Os estudantes selecionados foram diplomados e distribuídos em comissões, identificadas por um sistema de cores: Comissão Lilás, Comissão Rosa, Comissão Azul, Comissão Laranja e a Comissão Cinza. Professores e familiares dos alunos das escolas participantes estiveram presentes apoiando os alunos envolvidos nas atividades.

“É um privilégio estar aqui, trazendo um aluno da nossa escola. Na nossa escola, já tem essa questão de que a gente precisa trabalhar essas questões de democracia, de o aluno entender o que é a política, então a gente envolve os alunos nesse sentido para eles compreenderem o quão importante é saber dos projetos de lei e ir atrás dos direitos deles”, disse a professora Letícia Lopes de Souza, da Escola Francisco Pereira de Souza Filho.

“Quero parabenizar não só a minha filha, mas também todos esses jovens que estão aqui fazendo parte desse Parlamento Jovem. Em relação à minha filha, eu fiquei muito grato e satisfeito, com uma alegria imensa, não só eu, mas toda a família. E está de parabéns a Câmara Municipal e as pessoas que promovem um evento dessa natureza”, disse Antônio Ferreira dos Santos Filho, engenheiro civil e pai da estudante Vitória Lídia dos Santos.

Programação das atividades

As atividades legislativas ocorrerão em dois momentos: a Sessão Solene de instalação, que foi realizada nesta segunda-feira, seguida de reuniões das comissões e candidaturas para a eleição da Mesa Diretora. No próximo dia 21 de outubro, os jovens elegerão os integrantes da Mesa e participarão da Sessão Plenária, onde votarão os Projetos de Lei elaborados por eles.

A versão do Parlamento Jovem para o Ensino Médio traz uma experiência de inclusão através da simulação do trabalho das comissões técnico-legislativas, que analisam questões relevantes e emitem pareceres para orientar a votação.

Os estudantes tiveram a oportunidade de eleger líderes dos partidos jovens, que representarão seus interesses na definição dos temas a serem debatidos. Para participar, os estudantes tiveram que identificar um problema municipal e elaborar um Projeto de Lei, seguindo o que está determinado no regulamento.

Estiveram presentes os vereadores Silvia da Bancada Feminista (PSOL), Sansão Pereira (REPUBLICANOS), e João Ananias (PT). Confira a Sessão Solene na íntegra no vídeo abaixo:

 

Veja também o álbum de fotos da Sessão Solene, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP

Sessão Solene do Parlamento Jovem Ensino Médio -  Câmara Municipal de São Paulo - Fotos: Lucas Bassi

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar