RenattodSousa
A Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta quarta-feira à noite uma sessão solene, organizada pelo vereador Gilberto Natalini, para comemorar os 150 anos da unificação da Itália.
Segundo o vereador, esse evento faz parte do trabalho que ele vem desenvolvendo no decorrer do seu mandato junto às comunidades estrangeiras. São Paulo é uma cidade que abraçou o mundo. Praticamente todos os países têm alguma representação aqui, disse. Além da comemoração do ano Brasil-Itália e dos 150 anos da unificação, estamos aqui reconhecendo a importância dos nossos antepassados e da imigração italiana na construção do Brasil, complementou Natalini, que é bisneto de italianos.
Estiveram presentes ao evento, além do vereador Natalini, o cônsul geral da Itália em São Paulo, Mauro Marcili; o ex-senador da república italiana e presidente da Câmara de Comércio de São Paulo, Eduardo Polastri; o conselheiro do Consiglio Generale degli Italiani all´Ester (CGIE comitê dos italianos no exterior) e membro do Comitato da Presidência do CGIE (Comitê da presidência do CGIE), Claudio Pieroni; o conselheiro do CGIE Antonio Lastro; e a presidente do Comitê Rita Blasioli.
Breve história
A luta pela unificação da Itália remonta meados do século 19, quando o Congresso de Viena (Áustria-1814) dividiu o país em reinados e ducados governados por estrangeiros. O movimento de libertação e unificação do território teve êxito após a derrota do exército austríaco, com a ajuda da França. Em 1861, com a maior parte do território italiano sobre seu controle, Victor Emanuel II foi proclamado rei da Itália. A unificação total do país só ocorreu em1870, com a junção de Roma ao território italiano.
(04/05/2011 21h27)