RenattodSousa
A Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta segunda-feira (26) sessão solene em comemoração aos 20 anos do Sinesp (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público do Município de São Paulo). A homenagem reuniu autoridades, professores e membros filiados ao sindicato, que luta pelos direitos dos gestores da educação na cidade desde 1992.
Fundado por especialistas de educação da Rede Municipal de Ensino, o sindicato se mobilizou para garantir a carreira dos profissionais da categoria numa época em que se cogitava a substituição dos concursos públicos pela eleição para a seleção dos cargos de diretor de escola e coordenador pedagógico.
A primeira conquista do sindicato foi a manutenção da carreira. Outra vitória que considero importante foi ter restabelecido para o gestor a aposentadoria especial, que nós havíamos perdidos com uma emenda constitucional, em 1998. De lá para cá lutamos muito para restabelecer nossos direitos, relembrou a vice-presidente do Sinesp, Maria Benedita de Castro de Andrade.
Para o presidente do sindicato, João Alberto Rodrigues de Souza, a homenagem marcou também o reconhecimento ao trabalho dos educadores, que neste ano tiveram oficializado o dia do gestor municipal de educação.
Este ano foi o primeiro em que tivemos reconhecida pela Câmara uma data especial nossa, que entrou para o calendário da cidade e coincidiu com as nossas comemorações de 20 anos, explicou. Para nós é uma data muito significativa porque marca a articulação de todos os gestores municipais na busca por melhores condições de trabalho, pela garantia dos direitos, em defesa da carreira, pelo concurso público..
O vereador Eliseu Gabriel (PSB) ressaltou a importância do sindicato tanto para os educadores, como para o ensino público municipal. Eles têm uma importância muito grande. É um sindicato muito sério, que trabalha pela melhoria da qualidade da educação. Pra mim é uma honra poder homenageá-los com esta sessão solene, disse.
{youtube}a8AOD8uN–I&rel=0|560|315|{/youtube}
(26/11/2012 – 20h45)