O Embaixador da Boa Vontade de Okinawa, Shinji Yonamine, foi homenageado com o Título de Cidadão Paulistano concedido pela Câmara Municipal de São Paulo, em uma Sessão Solene realizada na noite desta sexta-feira (26/5). A iniciativa da honraria foi do vereador OTA (PSB), que reconheceu as grandes contribuições à difusão da cultural japonesa no Brasil.
Nascido em Araçatuba, no interior paulistano, em julho de 1950, Yonamine estudou Engenharia Civil e na década 80 estagiou durante dois anos e meio na província de Okinawa, de onde se tornou grande divulgador da cultura, das artes e das tradições da Ilha de Okinawa.
Yonamine foi fundador e presidente da WUB (Worldwide Business Association Brasil) e presidente Mundial da Associação Internacional Uchinanchu de Comércio. Desde 1990 é Embaixador da Boa Vontade de Okinawa (Japão), membro permanente da AOTS (Association for Overseas Rechnological Scholarship), órgão filiado ao Ministério da Indústria e Comércio Exterior do Japão.
Para o vereador este é um justo reconhecimento a um exemplo de cidadão. “Realmente este trabalho grandioso do Shinji Yonamine tinha que ser reconhecido. É um homem que trabalha muito e ajuda muito a população japonesa. De uma sabedoria muito grande, e mesmo com a perda da visão ainda tem vontade de ajudar o próximo, por isso merece esse titulo”, afirmou.
O homenageado agradeceu a honraria lembrando o que a cidade de São Paulo representa em sua vida. “A transformação, a amizade à família que constitui aqui foi o mais importante dessa cidade para minha vida. De repente recebo essa graciosa homenagem que o vereador Ota está me prestando e me enche de orgulho e satisfação”, disse.
Estiveram presentes à homenagem a deputada federal Keiko Ota (PSB), além de familiares, amigos e companheiros de trabalho de Yonamine.