O Shopping Center Norte reabre as portas nesta sexta-feira, após vistoria do prefeito Gilberto Kassab (PSD), acompanhado do secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas (PSDB), e de técnicos da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). O local está fechado desde esta quarta-feira (5) devido à presença de gás metano no subsolo
Em nota divulgada pela Cetesb, a empresa afirma que suspendeu a multa diária de R$ 17,45 mil imposta desde 19 de setembro por considerar que foi atendida a exigência feita pela agência para instalação de um sistema emergencial de drenos destinado à extração do gás metano, confinado em bolsões no subsolo do empreendimento. Após vistoria feita ontem (5/10), os técnicos da companhia ambiental constataram que o sistema de 10 drenos verticais estava operando em sua totalidade.
O Center Norte foi construído sobre um antigo lixão, onde há atualmente altas concentrações do gás metano, que é inflamável.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Gilberto Natalini (PV), havia marcado na última reunião da comissão nova vistoria no local na próxima terça-feira (11) para avaliar os recém-instalados equipamentos de captação e expulsão de metano.
(06/10/2011 20h50)