Em sessão solene, realizada nesta sexta-feira (14/08), foi concedida a honraria Salva de Prata ao Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo. A entidade completou 75 anos de relevantes serviços comprometidos com a valorização humana e a defesa dos direitos dos condutores e cobradores. A iniciativa foi do vereador Abou Anni (PV). Isao Hosogi, o Jorginho, presidente do Sindicato, falou dos problemas que os trabalhadores enfrentam todos os dias. “Há estresse, más condições de trabalho, multas, tudo isso traz insatisfação. Mas estamos lutando para que essa situação mude”, disse ele. “Receber essa homenagem tem valor incalculável para o Sindicato. É uma satisfação muito grande”, agradeceu.
O vereador Abou Anni afirmou que sente muito a vontade em presidir a sessão. “O Sindicato representa trabalhadores que convivem com a situação mais estressante em São Paulo: o trânsito. Por isso eles têm um papel fundamental para nossa cidade. Essa é a maior honraria do legislativo paulistano. Vocês podem ter certeza que categoria do transporte coletivo tem assento garantido no poder legislativo municipal”, afirmou Anni.
O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores, fundado em 11 de novembro de 1933, por um grupo de 37 pessoas, teve sua história camuflada pelos interventores a serviço dos generais. No final de 1979, os trabalhadores passaram a escolher seus representantes em eleições diretas. Hoje a categoria representa 36 mil trabalhadores, destes, 27 mil são sindicalizados.
Ao longo dos anos, foram travadas várias batalhas entre o Sindicato, os patrões e a prefeitura de São Paulo. As lutas foram a paralisação de 1979; o movimento contra a privatização da CMTC ( Companhia Municipal de Transportes Coletivos) em 1993 e 1994; e o embate de 2002 contra a lei de reestruturação do sistema de transporte.
Também participaram da mesa solene Luiz Antonio Medeiros, secretário nacional de Relações do Trabalho; o vereador Agnaldo Timóte(PR); Valdevan de Jesus Santos, vereador de Taboão da Serra; Edivaldo Santiago da Silva, secretário geral do Sindicado homenageado; Omar José Gomes, presidente da Confederação Nacional dos Transportes Terrestres; Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores; e Luiz Gonçalvez, presidente Nova Central Sindical dos Trabalhadores.
|