Sonia Mele / CMSP
O Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo (SinPsi) foi fundado em 1973, no auge da ditadura. Da época, conta o atual presidente, Rogério Giannini, o único registro é que a entidade era comandada por um militar indicado pelo governo.
Foi em 1979 que algumas psicólogas se organizaram, montaram uma chapa de oposição e conseguiram vencer as eleições sindicais. Desde então, a entidade passou a representar os interesses da categoria e a participar ativamente da luta sindical, alinhada aos interesses mais amplos da sociedade, como a busca pela democracia e pela justiça social.
Nesta sexta-feira (23/08), o SinPsi completou 40 anos em sessão solene realizada na Câmara Municipa. Desde 79, o sindicato tem se envolvido nas grandes pautas do país, na organização da CUT, em 1983, e temos sido nesses anos todos um sindicato classista, combativo e interessado nos temas da profissão e da sociedade, disse o Giannini.Escolhemos a Câmara para essa comemoração para marcar também a importância desse espaço para a sociedade brasileira.
A vereadora Juliana Cardoso, proponente da sessão, lembrou as bandeiras levantadas pela categoria nos últimos anos. O sindicato foi muito importante, por exemplo, na luta antimanicomial, contra a internação compulsória, e outros temas políticos e ideológicos de vital importância para o país.
(23/08/2013 – 21h)