pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Sinfonia da 3ª Idade

4 de dezembro de 2009 - 03:47

Categorias

Juvenal Pereira
Orquestra
Maestro Daniel Misiuk, regente da Orquestra Grupo Pão de Açúcar

 

Em homenagem aos cidadãos da melhor idade, a Orquestra Grupo Pão de Açúcar, regida pelo maestro Daniel Misiuk e sob a direção artística da professora Renata Jaffé, apresentou-se, nesta sexta-feira (04/12), no Salão Nobre do Palácio Anchieta, sede da Câmara Municipal de São Paulo. Abrindo a sessão solene 3ª Idade em Festa, a orquestra, formada por jovens, executou o Hino Nacional.

O vereador Claudio Prado (PDT), presidente da Subcomissão  "A Melhor Idade", da Comissão de Saúde, abriu o evento.“Passamos o ano inteiro discutindo todas as questões que afetam as pessoas da melhor idade. Mas do meio de ano para cá nós estamos debatendo ativamente uma pesquisa realizada pela Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), tratando das questões psicológicas, de saúde e o que pode ser feito pelo serviço público.”
 
O parlamentar destacou que a maior preocupação dos vereadores é que a pesquisa, realizada em 645 paulistas, apontou que a cidade de São Paulo se encontra 503º lugar no atendimento ao idoso.
 
“Nós gostaríamos de estar em primeiro pelas ações públicas prestadas à população idosa desta cidade, mas estamos numa colocação que não nos agrada, o que nós não podemos permitir, já que a cidade de São Paulo é o espelho para todo o País. Por isso, vamos continuar nessa luta, pois existem muitos projetos desenvolvidos para a terceira idade, só que existe uma concentração muito grande de idosos. Existe 1,2 milhão de idosos em São Paulo, mais de 10% da população da cidade e, de acordo com o IBGE, em 2030 o Brasil terá o mesmo número de idosos e jovens, por isso precisamos mudar os paradigmas.”.
 
A orquesta executou duarante a apresentação a Serenata para Corda, de Elgar; Trenzinho do Caipira, de Villa Lobos; Czardas, de Montie; Prelúdio da Bachianas nº 4; e La Cumparsita, de Geraldo Matos Rodriguez; além de um  pout-pourri com músicas da banda Queen. O som dos violinos, violas, violoncelos e contrabaixos arrancaram aplausos do público que lotou o Salão Nobre.
 
O Grupo já realizou mais de 500 concertos, participou do 7º Encontro Internacional de Orquestras, em Buenos Aires, capital da Argentina, além de espetáculos nos Estados Unidos.

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Orquestra
“Existe 1,2 milhão de idosos em São Paulo, mais de 10% da população da cidade”, ressalta o vereador Claudio Prado
Juvenal Pereira
Orquestra
Jovens da Orquestra Grupo Pão de Açúcar homenageiam idosos da capital
Juvenal Pereira
Orquestra
Maestro Daniel Misiuk, regente da Orquestra Grupo Pão de Açúcar

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar