pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

SIPAT debate transtornos alimentares causados por dietas

30 de agosto de 2011 - 16:35

Categorias

No segundo dia de atividades da 4ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da Câmara Municipal de São Paulo, os funcionários e frequentadores da Casa foram alertados sobre os perigos das chamadas “dietas da moda” e os transtornos alimentares que elas podem causar.

Entre os problemas decorrentes das “dietas da moda” — que prometem emagrecimento rápido e o cardápio é elaborado sem considerar as necessidades diárias de um adulto — foram citadas a anorexia (busca excessiva pela magreza) e a bulimia (caracterizada pela ingestão excessiva de alimentos e a busca de métodos compensatórios, como o vômito).

De acordo com a nutricionista do Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares Ana Carolina Costa, estes transtornos levam as pessoas a terem uma distorção da imagem corporal. “É necessário pensar em uma alimentação saudável e acabar com esse padrão pregado pela mídia de que as pessoas são felizes apenas se forem magras. O importante é se alimentar com equilíbrio”, afirmou.

Para o assessor técnico e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Câmara Municipal, Paulo de Paula, este tema é o início de outros projetos. “Precisamos conscientizar as pessoas sobre a gravidade destes transtornos alimentares. Além das atividades de hoje, pretendemos fazer, em outubro, mais um debate para abordar este tema”, disse.

As especialistas também falaram da importância de se comer a cada três horas e ter um cardápio variado. “As pessoas devem ingerir alimentos de todos os tipos, principalmente frutas e legumes, e também tomar muita água, explicou a nutricionista Érika Checon Blandino Romano.  A colega de profissão de Érika Priscila Koritar ressaltou que o ideal é reduzir alimentos gordurosos e sucos industrializados.

Segundo Érika, outro fator importante na hora de se pensar em uma dieta, além da busca por ajuda profissional, é saber de fato até onde você pode emagrecer e ainda se manter saudável. A pessoa deve ser autocrítica e saber qual é o seu peso ideal, e não apenas tentar ter um corpo igual ao de modelos, que, por vezes, estão com peso considerado de desnutrição.  

PROGRAMAÇÃO
Nesta quinta-feira, a SIPAT oferecerá uma palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis e Aids, tratando desde a prevenção até consequências, tratamentos e rede de apoio. No último dia de evento, sexta-feira (2), além de uma palestra sobre a importância da vacinação na fase adulta, os funcionários poderão comparecer ao Departamento de Saúde da CMSP para atualizar as vacinas Dupla Adulto (tétano e difteria), SCR (sarampo, catapora e rubéola) e contra Hepatite B.

(30/08/2011 – 16h30)

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar