pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Sistema informatizado dobra procura pelo Alvará Condicionado

20 de março de 2012 - 15:09

Categorias

O sistema eletrônico que permite a concessão do Auto de Licença de Funcionamento Condicionado pela internet fez dobrar a procura pelo alvará. Em uma semana, 91 empreendedores obtiveram o documento através do novo sistema, contra as mais de 40 emissões promovidas nas subprefeituras em dois meses de vigência da lei.

O resultado foi comemorado nesta terça-feira durante palestra na Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Segundo Alfonso Orlandi Neto, supervisor geral de Uso e Ocupação de Solo da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, os números tendem a aumentar com a informatização do sistema.

Orlandi Neto explicou que desde 2008 já ocorre a informatização do licenciamento do uso comercial de imóveis. O alvará condicionado, criado através de uma lei aprovada na Câmara Municipal em 2011, foi integrado ao sistema recentemente e superou as expectativas da Prefeitura com a procura da população.

As pessoas estão perdendo o medo de tirar a licença e estão vendo que o nosso objetivo não é ir em cima de quem não está regularizado, afirmou. Isso nos mostrou que a regularização do imóvel é um grande problema., concluiu.

Para o presidente da Câmara Municipal, José Police Neto (PSD), o alvará condicionado muda uma cultura de que o poder público é adversário de quem quer empreender. Nosso desafio foi desvincular a edificação da atividade econômica ali realizada, sem tirar garantias de segurança e salubridade, completou.

O vereador Marco Aurélio Cunha (PSD), que também esteve na palestra, lembrou que a legislação aprovada pelo Parlamento paulistano buscou abranger a maior parte dos problemas que os comerciantes enfrentam quando desejam regularizar o seu negócio. Facilitar é fundamental, disse. Para ele, o questionamento diário que muitos enfrentam é uma pressão injusta e muitas vezes corrupta.

O presidente da Associação Comercial de São Paulo, Rogério Amato, acredita que o atual estágio do alvará condicionado é o início de um processo que une os comerciantes ao poder público, e que a demanda pela regularização está sendo qualificada com as atuais mudanças.

O alvará condicionado pode ser obtido até 18 de junho, porém a Secretaria de Coordenação de Subprefeituras estuda prorrogar esse prazo, de acordo com Alfonso Orlandi Neto.

Leia o passo-a-passo para a obtenção do Alvará Condicionado

Clique aqui para solicitar o documento

(20/3/2012 – 15h10)

 

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar