A Câmara Municipal de São Paulo concedeu a Salva de Prata para a SBPPC (Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica), na noite desta segunda-feira (17/6). A homenagem é uma iniciativa do vereador Paulo Frange (MDB), pelos 25 anos da entidade.
“A pesquisa é o mais importante instrumento de avanço no tratamento de qualquer doença no mundo, seja em pessoas ou em animais. Homenagear a SBPPC e várias pessoas que estão conosco aqui hoje é fazer justiça com todos que dedicam a vida a um assunto que envolve a vida de todos. Eles esquecem a própria vida porque quem mergulha na pesquisa não tem sossego, você dorme, acorda, viaja pensando na pesquisa. Ela te absorve 100%. Então, as pessoas que se entregam a esse mundo não voltam mais. Nós não temos a figura do ex-pesquisador, ele é eternamente curioso. Um pesquisador é uma pessoa que contribui com a humanidade”, afirmou o parlamentar, que presidiu a Sessão Solene.
A SBPPC é uma entidade civil de finalidade não lucrativa, idealizada e fundada em junho de 1999, por um grupo de profissionais atuantes na área de pesquisa clínica. Um de seus objetivos é a integração dos diferentes profissionais do setor e a divulgação do tema para a população leiga.
“Se hoje nós ainda temos tantas pessoas que não sabem o que é conduzir um estudo clínico, qual é a importância da condução desses estudos, você imagine 30, 35 anos atrás quando nós começamos a conduzir esses estudos no Brasil. Nós não tínhamos muitos profissionais que atuavam na área. Então, ter um volume maior de pessoas mais bem formadas e preparadas era uma necessidade. Nós precisávamos criar uma entidade que congregasse esses profissionais. A ideia de criar a SBPPC veio da necessidade de mostrar para o Brasil e para o mundo que o país sabia conduzir estudos, que o Brasil criaria uma estrutura para isso”, disse a fundadora e presidente executiva da SBPPC, Greyce Lousana.
A entidade também procura manter uma constante e permanente troca de informações de ensino e pesquisa, instâncias governamentais, pesquisadores e demais interessados. Além da entrega da Salva de Prata, profissionais de várias áreas foram homenageados.
“É uma grande honra estar recebendo essa honraria porque uma das nossas responsabilidades é conseguir explicar para a população em geral o que é a pesquisa clínica e vindo esta honraria da Câmara Municipal de São Paulo, a Casa Povo, mostra que, de alguma maneira, a gente conseguiu, a gente está no caminho certo, a gente está conseguindo passar a informação”, falou a presidente da SBPPC, Sandra Kyosen.
Veja a Sessão Solene na íntegra no vídeo abaixo:
Confira também a galeria de fotos, que já está disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP