Ao centro, o atual presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, recebe a homenagem pelo centenário do clube. Foto: André Bueno / CMSP |
Diversas personalidades do mundo esportivo, político e da sociedade civil foram homenageadas com o Título de Cidadão Palmeirense nesta segunda-feira (26/8) na Câmara durante a comemoração do centenário de fundação da Sociedade Esportiva Palmeiras, em uma iniciativa do clube e do vereador Nelo Rodolfo (PMDB).
– Confira também a reportagem da Web Rádio Câmara sobre o evento
Fundado em 26 de agosto de 1914 com o nome de Sociedade Esportiva Palestra Itália, a agremiação foi criada para representar a imensa colônia italiana no Brasil. Durante a II Guerra Mundial passou a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras, por pressão do governo.
O cantor Mauricio Manieri, um dos homenageados da noite, lembrou a influência da ascendência italiana no seu amor pelo time. Quando penso em Palmeiras eu me lembro de família. Toda geração da minha família é palmeirense, em especial meu pai, que me apresentou ao clube. Isso me remete a paixão, um sentimento inexplicável, disse.
O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, destacou as conquistas do clube. O Palmeiras é uma das grandes instituições do futebol mundial. É o maior vencedor do futebol brasileiro, por isso é uma instituição respeitada por todos. Quem admira futebol celebra este centenário, afirmou.
O atual presidente do time, Paulo Nobre, recebeu a Medalha Anchieta da Câmara e agradeceu a homenagem, lembrando ainda os desafios de presidir o clube. Eu sou torcedor do Palmeiras e atualmente estou como presidente. Independente das dificuldades, é um grande desafio administrar essa instituição por toda sua representatividade. Mas não acredito na sorte, acredito no trabalho que vem sendo realizado. A sorte ajuda, mas é o trabalho que constrói, afirmou.
Para o vereador Nelo Rodolfo, homenagear a historia de times de futebol é homenagear os mais de 11 milhões de habitantes da cidade. O Palmeiras, agora como uma instituição centenária, merece esta homenagem. Como toda instituição, passou por grandes momentos e por terríveis dificuldades, como agora. Mas em momentos como este e importante resgatar esta história, afirmou.
Os vereadores Ricardo Nunes (PMDB), Calvo (PMDB), Senival Moura (PT), Pastor Edemilson Chaves (PP), Adilson Amadeu (PTB) e o senador Antonio Carlos Rodrigues (PR), entre outros, também receberam o Título de Cidadão Palmeirense durante a solenidade.
(25/08/2014 22h12)